Em oito presenças, esta é a segunda pior primeira volta
Foi no passado dia 4 de janeiro, no jogo contra o Boavista no Estádio do Bessa, que o FC Arouca terminou a primeira volta do campeonato. Do início da época até ao final da partida referida, contabilizaram-se 17 jogos, onde o registo arouquense é o seguinte: 4 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, com 13 golos marcados e 28 sofridos (tendo a pior defesa da Liga). Tendo 15 pontos e estando em 15º lugar à condição (podendo descer para 17º, caso Farense e Nacional vençam na jornada 17), em oito presenças na Primeira Liga, esta é a segunda pior primeira volta dos Lobos de Arouca, não pelos pontos, mas pela posição na tabela. Isto porque, apenas de nas épocas 13/14 e 14/15 a equipa de terras de Santa Mafalda também ter feito 15 pontos, posicionou-se em 13º e 14º lugar, respetivamente.
A este propósito, recorde-se que o pior registo de sempre ocorreu na temporada 21/22, a de regresso à Primeira Liga, na qual os arouquenses, à 17ª jornada, tinham apenas 14 pontos – fruto de 3 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, com 17 golos marcados e 33 golos sofridos.
Nota ainda para as diversas mudanças desde o arranque da temporada, primeiro no comando técnico, onde Gonzalo García foi rendido por Vasco Seabra após a jornada nove, mas também nos atletas. Desde o início da época até ao momento, saíram do FCA o guarda-redes Thiago, o lateral esquerdo Quaresma, o médio Vitinho, os extremos Yusuf Lawal e Ivo Rodrigues e ainda o segundo avançado Cristo González. Posteriormente ao final da primeira volta, dar nota da saída de Marozau (por empréstimo), que se seguiu à entrada, também por empréstimo, de Dylan Nandín.
À imagem da temporada anterior, o Discurso Direto fornece-lhe uma lista completa de todas os resultados da primeira metade desta época, assim como a lista de marcadores.
Vitórias casa (2): Nacional e Santa Clara, ambas por 1-0
Vitórias fora (2): Farense (0-1) e Boavista (1-3)
Empates casa (2): AFS e Gil Vicente, ambos por 1-1
Empates fora (1): Famalicão (0-0)
Derrotas casa (4): Vitória de Guimarães (0-1), Sporting (0-3), Braga (1-2) e Benfica (0-2)
Derrotas fora (6): Moreirense (3-1), Rio Ave (1-0), Porto (4-0), Estoril (4-1), Estrela Amadora (2-1) e Casa Pia (3-1)
Golos marcados e marcadores (13):
Jason Remeseiro – 4
Guven Yalçin – 2
Henrique Araújo – 2
Alfonso Trezza – 2
David Simão – 1
Morlaye Sylla – 1
Autogolo (Augusto Dabó, Boavista)– 1
Golos sofridos, todos com Nico Mantl na baliza: 28
Segue-se agora a segunda volta, que irá arrancar com uma deslocação complicada ao terreno do Vitória de Guimarães, treinado agora por Daniel Sousa, no próximo dia 18 de janeiro (sábado), pelas 20h30.
Yalçin foi o autor do último golo da primeira volta
Texto: Simão Duarte
Fotos: FC Arouca
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.