PCP também reuniu
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga recebeu, no dia 02 de novembro de 2024, pelas 11h45, os deputados Hugo Oliveira e Susana Correia, ambos eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro pelo Partido Socialista, – que aproveitaram para visitar algumas zonas fustigadas pelos últimos incêndios florestais -, acompanhados pelos autarcas locais do PS, militantes e simpatizantes concelhios, estando também presentes o presidente da Associação Humanitária – Joaquim Macedo e o 2º comandante – Telmo Asensio. A iniciativa teve como propósito tomar contacto com as populações dos territórios mais afetados pelos recentes fogos e para recolher informações que permitam a avaliação ponderada da situação em causa.
O deputado Hugo Oliveira enalteceu “o trabalho extraordinário dos bombeiros voluntários, de muita destreza e mostrou-se disponível para continuar a ouvir os bombeiros”. No decurso da reunião, Joaquim Macedo transmitiu que “não é normal às 3 horas da manhã apareceram 5 fogos, ao mesmo tempo, em zonas distintas e a arder muito”. Frisou, ainda, “que o fogo andou, em alguns locais, a uma velocidade de 22kms/hora, o que é impossível de combater em qualquer território”. Para Telmo Asensio, “é preciso fazer limpeza e manutenção nos caminhos florestais que já existem; que os bombeiros têm um parque automóvel muito envelhecido, carros encostados; que foram 11 dias de incêndio no concelho (incluindo rescaldo e reacendimentos), pedindo mais meios para os bombeiros”, realçando “o papel preponderante da população na ajuda aos bombeiros no combate aos incêndios e reconhecendo a importância dos civis ao protegerem os seus bens”. Em Sever do Vouga não foram consumidas casas de primeira habitação nem se registou qualquer vítima mortal humana.
Após esta avaliação os presentes concluíram que as principais preocupações continuam a concentrar-se na necessidade de melhoraria da prevenção, através da boa gestão da mancha florestal e de investimento na conservação da natureza, – ademais no contexto das adversidades colocadas pelos fenómenos extremos que as alterações climáticas provocam -; de envolver as comunidades nas tarefas de prevenção, no reaproveitamento e no repovoamento dos territórios rurais; de aprofundar a valorização das carreiras dos bombeiros para garantir a capacidade de recrutamento das corporações; de investir nos meios de combate a incêndios; de monitorizar a implementação da reforma do sistema de proteção civil no sentido de concretizar os ganhos de eficiência na cadeia de comando.
Em Sever do Vouga, é ambição da Associação Humanitária a construção de novo quartel, que ultrapasse as limitações de espaço e de localização.
Os Deputados do PS/Aveiro “sublinharam o seu firme compromisso de continuar a trabalhar pela defesa de uma cultura de segurança e de proteção civil, com enfoque na melhoria das políticas públicas de prevenção, no investimento e na eficiência da gestão dos meios de combate. Esse compromisso materializar-se-á, naturalmente, no trabalho levado a cabo pelos deputados socialistas na Assembleia da República”.
Após compulsar os dados respeitantes ao presente ano, Joaquim Macedo referiu “que se registaram 60 ocorrências de fogo, onde se incluí as queimadas, descuidos, queimas e as triangulações (colaboração com bombeiros de concelhos vizinhos)”.
Além do PS, também a distrital do Partido Comunista Português (PCP), reuniu, em meados de outubro, com a Associação Humanitária, com a presença do candidato por Aveiro à Assembleia da República e por militantes Severenses, com a mesma finalidade.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.