Em antevisão ao jogo, o técnico falou ainda do rumor do regresso de João Basso
Depois da vitória na semana passada frente ao Nacional (1-0), o FC Arouca tem hoje uma deslocação difícil ao Estádio dos Arcos, para defrontar às 18 horas deste domingo o Rio Ave, no último jogo antes da paragem para seleções (após a qual o FC Arouca receberá o Sporting a meio de setembro).
O confronto de encontros entre as duas equipas mostra que, nos 17 duelos, há uma ligeira vantagem para a equipa de terras de Santa Mafalda: 7 vitórias para o FC Arouca, 6 para o Rio Ave e 4 empates. Contudo, se olharmos apenas para os 7 jogos na casa dos vila-condenses, o cenário inverte-se: 3 vitórias para os da casa, dois empates e duas vitórias arouquenses. A título de curiosidade, o FC Arouca encontra-se agora na Primeira Liga porque, em maio de 2021, bateu precisamente os rioavistas no play-off de despromoção da Primeira Liga de forma contundente: 5-0 no agregado das duas mãos.
Na conferência de imprensa de antevisão, Gonzalo García confirmou a importância de uma vitória para o estado de espírito da equipa, deixou elogios ao adversário, falou do mercado que fecha à meia noite de dia 2 de Setembro e abordou o rumor do regresso do antigo capitão do FC Arouca, o central brasileiro João Basso.
– Importância de vencer o Rio Ave antes da paragem
“Depois de uma vitória, é tudo mais tranquilo. O importante é sempre ganhar, ter a ideia de ganhar, porque dá tranquilidade. Depois temos essas duas semanas e é mais fácil estar de bom humor depois de ganhar. É importante ir e competir, fazer um bom trabalho.”
– As dificuldades de defrontar o Rio Ave
“É uma equipa muito complicada, que trabalha há muito tempo com o mesmo treinador. Tem uma ideia de jogo clara, fez um bom mercado, com muitas contratações (21). Uma equipa organizada, valente, que gosta de pressionar e com muita agressividade e organização. Será um jogo difícil, seguramente, mas vamos usar as nossas armas.”
– Reforços e o rumor da vinda de João Basso
“Precisamos de mais jogadores, no meio campo defensivo. Tirando o centro da defesa e o meio campo defensivo, sinto que estamos bem. (Basso) Creio que ele fez um bom trabalho aqui, mas o importante é que venha com a mentalidade que tinha naquele momento. O Basso conhece os cantos à casa, já mostrou o que pode fazer. Seguramente poderia ajudar-nos, por já ter a experiência de ter estado aqui”
O mais recente reforço Danté já está inscrito na Liga, usará a camisola número 27 e poderá ser convocado. Ausências certas, grande parte delas por lesão, são 7: Quaresma, Lawal, Vitinho, Galovic, Fontán, Kouassi e Busquets. Do lado vila-condense, não vão a jogo os defesas Patrick William (expulso no jogo anterior) e Miguel Nóbrega e também o guarda-redes Sina (lesionados).
Os onzes prováveis de Rio Ave e Arouca
Foto: Sofia Brandão
Texto: Simão Duarte
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.