Troca de árbitros, duelos duros e ânimos exaltados marcaram o jogo
Numa deslocação que se esperava difícil, o FC Arouca foi derrotado pela margem mínima pelo Rio Ave (1-0), num jogo marcado por vários duelos duros, a falta de finalização e ânimos à flor da pele.
No que toca às equipas iniciais, Luís Freire alterou três peças no Rio Ave, com as entradas de Pohlmann, Omar Richards e Panzo para os lugares de Kiko Bondoso, João Tomé e o castigado Patrick William. No FC Arouca, Gonzalo García repetiu o mesmo onze da vitória caseira frente ao Nacional (1-0).
O jogo arrancou com os arouquenses a terem bola, mas o cronómetro rapidamente parou: o árbitro Bruno Costa lesionou-se e teve de ser substituído pelo quarto árbitro, Miguel Fonseca, que se estreou na Primeira Liga.
Ao décimo minuto, voltou-se a jogar à bola, com os Lobos de Arouca a saírem a jogar, com Morlaye Sylla a ser o elemento que melhor fazia progredir o jogar arouquense. Foi o próprio camisa dois a registar a primeira oportunidade do jogo, ao minuto 19, quando atirou forte para o encaixe de Jhonatan. Os pupilos de Gonzalo García iam pressionando o adversário e, com isso, recuperando algumas bolas, contudo, a partir da meia hora de jogo, o Rio Ave soltou-se das amarras e começou a somar algumas oportunidades de perigo: aos 34, Tiago Morais atirou ligeiramente por cima da trave. Clayton, no minuto seguinte, rematou para defesa segura de Mantl, e, aos 36, Oudhiri marcou mesmo, mas o lance foi anulado por fora de jogo.
Estas três chances serviriam de presságio para o que viria, já que o Rio Ave fez o 1-0 à passagem do minuto 43. Clayton apareceu no flanco esquerdo e Mantl procurou disputar o lance e, mesmo tocando primeiro na bola, ao deixar a sola levantada rasteirou o adversário. O VAR analisou o lance e detetou que foi dentro da área (a olho nu, não se consegue identificar se a falta é fora ou dentro da área), assinalando um penálti convertido com sucesso pelo próprio Clayton.
No segundo tempo, a equipa da casa deu seguimento ao bom momento que registou no final da 1ª parte, somando um punhado de oportunidades intercetadas. Contudo, seria Henrique Araújo a registar a melhor oportunidade da reta inicial: ao minuto 52, apareceu nas costas da defesa e atirou cruzado para o golo, mas após análise do VAR, confirmou-se o fora de jogo. Por volta da hora de jogo, os Lobos de Arouca voltaram a crescer na partida e partiram para o ataque. Jason, Henrique Araújo (por duas vezes) e Matías Rocha, todos eles dentro da área, não conseguiram acertar na baliza.
À entrada dos 20 minutos finais, Tiago Morais obrigou Mantl à defesa do final da tarde, desviando com uma palmada uma bola forte que levava selo de golo. Os ânimos foram-se exaltando e exemplo disso foi um lance, à passagem do minuto 83: um jogador do Rio Ave estava no chão, o árbitro não parou o jogo (note-se que este nada fez, durante o jogo, para impedir os nervos crescentes nas duas equipas) e o Arouca seguiu com a bola. David Simão foi rasteirado violentamente por Clayton e os jogadores das duas equipas desentenderam-se. Ao minuto 90, reclamou-se grande penalidade para o Arouca, mas o árbitro nada deu.
Assim, o FC Arouca parte para a pausa de jogos em 14º lugar, com apenas três pontos, ao passo que o Rio Ave subiu ao nono lugar, com seis pontos.
Tempo de compensação: 8 minutos na primeira parte, 8 na segunda.
Espetadores: 2558
Suplentes Rio Ave:
Miszta (GR), J.Tomé, (DF), Vítor Gomes, J.Graça, F.Ronaldo, Aguilera (MD), Medina, Kiko Bondoso, Zoabi (AT)
Suplentes Arouca:
Valido (GR), Alex Pinto, Danté (DF), Pablo, P.Santos (MD), Marozau, Puche, Ivo, Trezza(AT)
Ficaram de fora Quaresma, Lawal, Vitinho, Galovic, Fontán, Kouassi, Busquets e Thiago.
Substituições Rio Ave:
69 – Saiu Pohlmann, entrou F.Ronaldo
76 – Saiu Omar Richards, entrou J.Tomé
85 – Saíram Oudhiri e J.Novais, entraram V.Gomes e Aguilera
Substituições Arouca:
64 – Saiu Weverson, entrou Ivo Rodrigues
76 – Saíram Jason e Henrique Araújo, entraram Trezza e Marozau
86 – Saiu D.Simão, entrou P.Santos
Arbitragem:
Bruno Costa, Jorge.F, João.M e Miguel.F. No VAR, Manuel Mota e Andreia.S
Disciplina Rio Ave:
Cartão amarelo a Clayton (83) e treinador Luís Freire (85)
Disciplina Arouca:
Cartão amarelo a Lamba (38), Mantl (39) e Ivo (95)
Onzes iniciais de Rio Ave e Arouca
Foto: Pedro Fontes
Texto: Simão Duarte
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.