O Empresas & Empresários deste mês dá-lhe a conhecer a SÓ.TÉCNICA, empresa com 24 anos de experiência criada no ano 2000 por João Carlos Paiva, seu atual CEO e proprietário. Ao DD, o empresário explicou que apesar de ter iniciado a sua atividade como representante (instalador e assistente) de máquinas de café, atualmente os seus serviços expandiram-se, e fazem a interligação para qualquer tipo de negócio. A Só. Técnica é uma empresa de confiança para soluções completas em instalações, comercialização e renovações de equipamentos hoteleiros (refrigeração, vitrines e bancadas em inox), além de soluções de software (Etpos) equipamentos de faturação (POS, impressoras e etiquetadoras) e Máquinas de pagamento automático (ALICE). Para além de comercialização de balanças comerciais e industriais, e ainda presta assistência técnica ao cliente.
“Tento aconselhar o cliente conforme as suas necessidades”
A SÓ.TÉCNICA iniciou atividade no ano de 2000, altura em que João Carlos Paiva instalava e fazia assistência técnica a máquinas de equipamentos de café (máquinas e moinhos). Após isso, foi evoluindo e o proprietário começou a montar cozinhas, vitrines, em padarias, cafés, discotecas, bares, farmácias e escritórios, ou seja, especializando-se na instalação de equipamentos. De seguida, foi-se notabilizando na aplicação de equipamentos de refrigeração, para a restauração e hotelaria, como equipamentos em Inox, e mobiliários tanto para cozinhas como escritórios e outros negócios.
Atualmente a SÓ.TÉCNICA faz a interligação para qualquer tipo de negócio, sendo que até já montou cantinas para instituições públicas, como referiu o seu proprietário.
João Carlos Paiva também deixou claro que sempre que é contactado por um cliente procura aconselhá-lo das potencialidades que tem o seu espaço, e referir o que no momento está mal aproveitado. “Trabalho ainda com uma linha de equipamentos industriais e com diversas marcas, sendo que todos os equipamentos que comercializo abrangem as normas obrigatórias europeias. Tento também aconselhar o cliente conforme as suas necessidades”, salientou.
“Todo equipamento que comercializo já abrange as normas obrigatórias europeias”
Vocacionada “para qualquer tipo de negócio”, outra das áreas com a qual a SÓ. TÉCNICA trabalha é a pesagem comercial e industrial, “desde balanças de precisão para laboratórios”, a balanças comerciais (frutaria, talhos, peixaria, restauração) e industrial (p. ex. pesar ferro).
Paralelamente, comercializa igualmente POS (computadores com softwares de faturação), que facilitam a logística dentro no próprio restaurante, uma vez que permitem que alguém que esteja no balcão faça um pedido, que é rececionado por um dispositivo idêntico na cozinha do estabelecimento. As impressoras e etiquetadoras são também outros dos equipamentos à disposição dos clientes da SÓ.TÉCNICA. João Carlos Paiva ressalvou também que a sua empresa presta uma rápida assistência técnica.
“A minha empresa está vocacionada para qualquer tipo de negócio”
Quando o cliente não tem bem ideia daquilo que pretende o profissional relembra a importância de ir ao local, pois “há sempre pormenores a tratar”, como quando pretendem “fazer um balcão por medida”. “Quando vou falar com um cliente tento sempre ver que tipo de material é que ele precisa (a capacidade), o tamanho”, para poder aconselhar da melhor forma.
Acrescentou também que o tipo de publicidade que mais resulta com a SÓ.TÉCNICA é a boca a boca, sendo que o responsável aproveita igualmente “todas as oportunidades de negócio”. “Quando um cliente tem interesse em comprar uma máquina eu vou ao local porque ele depois até pode ter interesse em comprar outra peça que lhe faz falta”, fez saber.
Outra das valências da firma é a montagem/renovação e projetos, pois quando as pessoas estão a começar um negócio e precisam “daquela ideia inicial”. Principalmente quando “têm o desenho, mas não sabem bem o que fazer com o espaço”.
Apesar de muitas empresas terem passado tempos conturbados durante a pandemia, para a SÓ.TÉCNICA, esta altura, foi uma “oportunidade de negócio”, na medida em que vendeu muitos suportes de desinfetante com pedal, e lavatórios pequenos com pedal, (duas normas europeias para a restauração). “Eu vou sempre atrás das oportunidades, mesmo agora está calor, pode surgir um nicho de negócio”, desvendou. A nível financeiro João Carlos Paiva referiu que a pandemia, e os dois anos seguintes, foram os melhores de sempre.
Com uma vasta gama de clientes na zona de Gaia, Aveiro, Braga, Barcelos, e Grande Porto, a SÓ.TÉCNICA é sempre prestável apresentando rapidez na assistência com o cliente.
As principais marcas representadas são as máquinas ALICE (de pagamento automático), UDI (Fogões, fritadeiras,etc…) FRIEMO (Balcões de frio e INOX) e GRELHAÇO (Churrasqueiras,grelhadores) BALANÇAS MARQUES (balanças Bm5,Porta-paletes,Pesa-camiões, Monocélulas,) Sdilab-Software Etpos, Wide (pos,gavetas,impressoras,etc… Entre outras.
“A inteligência artificial é o futuro”
No que toca às máquinas de pagamento automático, esses equipamentos “estão na vanguarda da tecnologia”, e vieram “automatizar o sistema de recebimentos e pagamentos”, pois no pós-Covid houve uma grande procura por este tipo de equipamentos.
“Instalamos cerca de uma centena de máquinas. Nos últimos anos fomos a empresa parceira recebendo o prémio de maior parceiro do ano”, informou. Referiu ainda que além de serem mais higiénicas, estas máquinas de pagamento automático estão a entrar cada vez mais no “mercado global”.
Para o futuro, o CEO pretende promover “cada vez mais uma automatização dos equipamentos com uma forte componente tecnológica e com inclusão da inteligência artificial”, na medida em que se tem informado e qualificando neste campo.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.