Gonzalo García: “Estou certo de que a bola vai entrar!”

Antevisão do jogo Moreirense x FC Arouca da 2ª jornada da Liga Portugal

Após uma estreia frente ao Vitória de Guimarães com uma derrota pela margem mínima (0-1), o FC Arouca desloca-se hoje (domingo, dia 18 de agosto, às 15h30) ao terreno do Moreirense, tendo certamente como objetivo a vitória. Em antevisão ao duelo, Gonzalo García abordou os pormenores que foram trabalhados nesta semana de treinos e falou da sua ideia de jogo.

No que toca ao histórico de confrontos, dos 18 jogos efetuados entre as duas equipas, registam-se 7 vitórias do FC Arouca, 9 do Moreirense e 2 empates. Por falar em empates, esse resultado nunca aconteceu nos 10 jogos disputados na casa do Moreirense (6 vitórias para os cónegos, 4 para os Lobos de Arouca).

Estes foram os principais temas da conferência de imprensa de antevisão:

– O que espera do jogo frente ao Moreirense, equipa que não mexeu muito no plantel e que venceu o FC Arouca por duas vezes na época passada?

“Penso que fizemos muitas coisas bem no jogo contra o Vitória SC, mas não conseguimos pelo menos um ponto. Como sempre, temos a mentalidade de ganhar. Espero um jogo difícil, contra uma equipa que tem estabilidade, é organizada, sabe o que quer jogar e fez um bom jogo na semana passada. Mesmo com 10 jogadores, sofreram, mas conseguiram a vitória. É um jogo difícil para nós, mas vamos para vencer.

– Na última partida, o FC Arouca mostrou-se uma equipa relativamente agressiva, levando sete amarelos. É algo da sua ideia de jogo ou foi uma situação que surgiu perante o contexto do jogo contra o Vitória SC?

“Nós somos uma equipa agressiva, com e sem bola. Não é algo que deva acontecer normalmente, a nossa equipa não é excessivamente agressiva, normalmente somos os que recebemos mais faltas. Fizemos cerca de 15 faltas, é bastante. Creio que a nossa ideia foi clara, ter o controlo, a bola, progredir com homens.”

– Ofensivamente, colocava-se em 3-2-5. Este desenho foi algo que surgiu exclusivamente para procurar um melhor resultado ou é algo que procure fazer de agora em diante?

“Nós queremos ter gente na frente, a estrutura não é o mais importante. A estrutura varia dependendo dos jogadores. Usamos essa, também na primeira parte. Para mim, a tática ou a estrutura não é tão importante. Vamos sempre usá-la para tentar atacar, estar organizados no momento da perda da bola e ser agressivos. Não sei se usaremos a mesma, depende dos jogadores que tenhamos em campo, da qualidade e características de cada um, onde cada um se sinta melhor. Essa é a ideia.”

– O ataque foi uma preocupação extra nesta semana de treinos?

“Penso que tivemos oito ou nove remates contra o Vitória SC, mas um foi ao poste e os outros para fora ou bloqueados. Penso que tivemos muitas situações, em que chegamos ao último terço com muita superioridade. Voltamos a ver o jogo durante a semana, com os jogadores. Chegamos ao último terço com 5/6 jogadores contra 3/4/5, sempre com superioridade, mas os cruzamentos, a última decisão não estiveram bem. Estou certo de que a bola vai entrar!”

Gonzalo García anunciou também que Kouassi e Lawal são ausência certas, existindo ainda nomes em dúvida, entre os quais Cristo González, que é uma ausência quase certa. Matías Rocha cumprirá suspensão, o que levará a, pelo menos, uma mudança no onze. Contudo, o treinador dos arouquenses não descartou que as ausências possam levar também a mudanças no onze titular. Do lado do Moreirense, treinado por César Peixoto, as únicas ausências são Hernâni Infande (lesionado precisamente desde o último confronto com o FC Arouca) e Sidnei Tavares, expulso na última partida. Fruto das ausências, cujos nomes se desconhecem na totalidade, podem esperar-se os seguintes onzes iniciais:

Foto: Sofia Brandão

Texto: Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também