FC Arouca arranca a Liga com derrota (0-1)

Vimaranenses chegaram justamente à vantagem e souberam gerir o jogo

O FC Arouca arrancou a Liga Portugal com uma derrota na receção ao Vitória de Guimarães (0-1). O encontro, que marcou a estreia do treinador Gonzalo García, ficou marcado pelas dinâmicas novas do jogo arouquense, entre as quais se viu um índice superior de agressividade. Mesmo com Henrique Araújo e Marozau no banco, Trezza foi o ponta de lança titular da equipa arouquense, onde figuraram também os reforços Mantl, Fontán e Fukui.

A primeira parte iniciou-se com ascendente vitoriano, enquanto os Lobos de Arouca, com novas ideias e figuras, apalpavam o terreno de jogo. Samu foi o autor da primeira ameaça, com um remate cruzado a rasar o poste esquerdo. A resposta arouquense surgiu ao minuto 9, quando Sylla, à entrada da área, atirou com força ao poste direito. Quando corria o minuto 14, o Vitória chegou à vantagem: um cruzamento de João Mendes passou pela área toda e Weverson falhou gravemente, ao ter deixado a bola passar por si sem ver que tinha Kaio César nas suas costas. No meio da confusão, o extremo tocou para Nélson Oliveira, que só teve de encostar. Até ao intervalo, ambas as equipas batalharam bastante, não conseguindo chegar com critério a zonas atacantes.

Nota ainda para uma nuance nova no jogo arouquense: por várias vezes, os laterais Esgaio e Weverson jogaram por dentro, dando a ala aos extremos Jason e Sylla.

No segundo tempo, a equipa arouquense entrou com mais força de vontade, contudo tal não se transformou em perigo. Por várias vezes, os comandados de Gonzalo García chegaram a zonas atacantes, mas nada mais conseguiam fazer para além da circulação da posse de bola. Mesmo a jogar numa espécie da velhinha tática WM (3-2-5), a bola não chegava à área nem visava a baliza de Bruno Varela. Além disso, a equipa demonstrou-se demasiado agressiva (veja-se o número de amarelos), registando inclusive um momento insólito, quando Jason, após ter sido rasteirado por Tiago Silva, dirigiu-se a este de punho em riste. Esta situação de nervos à flor da pele foi prontamente sanada pela equipa de arbitragem e restantes jogadores.

Com o resultado a seu favor, o Vitória foi gerindo o jogo, estando no controlo do mesmo, apesar do FC Arouca ter mais posse de bola. Numa das transições vitorianas, Matías Rocha levou o segundo amarelo e foi expulso. Noutra, surgiu a melhor ocasião de golo da segunda parte, quando Chuchu perdeu uma grande oportunidade ao não responder da melhor forma ao cruzamento de Ricardo Mangas.

Resultado adequado, tendo vencido uma equipa com a ideia de jogo bem consolidada, ao contrário do FC Arouca, onde se sentiu necessidade de ajustes.

Na próxima jornada, o Arouca desloca-se ao terreno do Moreirense, já o Vitória, após a 2ª mão da eliminatória da Conference League contra o Zurich, recebe o Estoril.

Tempo de compensação: 0 minutos na primeira parte, 6 na segunda.

Espetadores: 3394

Suplentes Arouca:

Thiago (GR), Quaresma, Galovic, Lamba, Alex Pinto (DF), Busquets, Pablo (MD) Marozau, H.Araújo (AT)

Ficaram de fora Valido, Kouassi, P.Moreira, Vitinho, Lawal, Cristo e Puche

Suplentes Vitória:

Charles (GR), M.Silva, Villanueva, M.Cruz, Zé Carlos (DF), Arcanjo, M.Cruz, N.Santos (MD), Chuchu (AT)

Substituições Arouca:

70 – Saíram Trezza e D.Simão, entraram H.Araújo e Pablo

76 – Saiu Weverson, entrou Quaresma

88 – Saíram Jason e Fukui, entraram Alex Pinto e Marozau

Substituições Vitória:

67 – Saíram N.Oliveira, Handel e Samu, entraram Chuchu, Manu e N.Santos

78 – Saiu T.Silva, entrou Zé Carlos

85 – Saiu Kaio César, entrou Arcanjo

Arbitragem:

Gustavo Correia, I. Pereira, F.Silva e M.Torres. No VAR, Tiago Martins e H.Ribeiro

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Weverson (22), Trezza (43), M.Rocha (46), D.Simão (61), H.Araújo (75), Jason (76). Segundo amarelo a M.Rocha (81)

Disciplina Vitória:

Cartão amarelo a B.Gaspar (48) e T.Silva (76)

Foto: FCArouca

Texto: Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também