ICNF e UrtiArda procederam a repovoamentos nos rios de Arouca

Além desta ação a Associação também procedeu à limpeza do Rio Urtigosa e à renovação dos painéis informativos

A Urtiarda, em colaboração com o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, procedeu, no passado dia 4 de julho, ao repovoamento, com trutas fario, de alguns rios e ribeiros do concelho.

É uma ação que se vem realizando regularmente e que tem ajudado à recuperação da espécie, cada vez mais rara nas águas frias dos rios do norte do país, e nos do nosso concelho em particular.

Uma vez mais, foram transportados dos viveiros do Marão alguns milhares de exemplares de alevins que foram distribuídos por alguns troços de cursos de água do concelho, selecionados de acordo com as características que melhor possibilitem a adaptação da espécie.

A concessão de pesca do Rio Urtigosa tem constituído um êxito e um exemplo duma gestão equilibrada dum ecossistema ribeirinho, quer pelas acções de limpeza e manutenção, pelos repovoamentos efetuados,  pela regulamentação apertada e exigente do exercício da pesca desportiva, quer pela fiscalização existente, “caso raro neste país”, classifica a direção da associação. Devido a tudo isto, esta concessão conquistou a adesão das pessoas e, em especial, dos pescadores que dela usufruem, e que “têm sido os primeiros a proteger e preservar”.

Este é “um exemplo do que pode ser feito com poucos recursos, e que bem poderia ser estendido a outros rios do concelho, assim houvesse vontade da parte de alguns organismos e do próprio município, podendo e devendo , para este último, ser uma opção clara e prioritária”.  Em relação aos repovoamentos, “pelo elevado custo financeiro que acarretam, para orçamentos demasiado exíguos, deixarão de acontecer”, lembram.

Decorreu, também, no passado dia 29 de junho, mais uma das já habituais ações de limpeza, sendo que já não são os problemas do lixo que mais preocupam os associados, mas o facto do leito do rio estar a “ficar completamente coberto de vegetação, fruto do abandono das práticas agrícolas tradicionais, responsáveis, também, pela manutenção cuidada das margens”. O problema segundo a associação é “mais complexo”, embora a limpeza das margens seja “de mais fácil solução”, bastaria que “se fizesse cumprir a legislação”, apesar de longe ir “o tempo dos guarda rios”.

A UrtiArda vai proceder, também, à renovação da sinalética e das placas informativas existentes ao longo de todo o percurso das Concessão de Pesca Desportiva do rio Urtigosa, desde a foz, no rio Arda, até aos limites do lugar da Portelada, já na freguesia de Urrô. As iniciativas, inseridas no Plano de Atividades da Associação, contam com o apoio da Câmara Municipal de Arouca e da Junta de Freguesia de Rossas.

Rio Urtigosa a montante da ponte da Junqueira, em Rossas

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também