TECNOCON® | “Há 35 anos que existimos a criar soluções”

O Empresas & Empresários desta semana dá-lhe a conhecer a TECNOCON®. Constituída em 1989, surge no seio da ARSOPI, pela necessidade desta empresa em dotar o seu Departamento de Automação de uma nova estrutura, com condições que potenciassem, ainda mais, o seu carácter inovador e que, consequentemente, oferecesse ao mercado equipamentos e soluções tecnologicamente evoluídas, de acordo com as solicitações.

 

“35 anos a Inovar”

António Moreira, no Grupo ARSOPI há 42 anos, passou então a liderar os destinos da TECNOCON®, função que desempenha até aos dias de hoje. Na entrevista exclusiva que deu ao nosso jornal, o CEO da multinacional revelou que “em 1991, (há 33 anos)” a empresa iniciava a atividade “em instalações próprias, com 14 colaboradores, tendo um percurso até hoje sem grandes sobressaltos, face a uma estratégia de permanente desenvolvimento dos seus produtos e criação de novos, que lhe tem permitido ter taxas de crescimento praticamente constantes ao longo dos anos”.

Apesar de inicialmente se dedicarem à “Automação e Software de Processos Produtivos”, posteriormente alargaram a sua atividade para o Projeto e Fornecimento de Infraestruturas Elétricas, assim como à fabricação de outros equipamentos, nomeadamente os Sistemas de Medição de Leite com Recolha Automática de Amostras-SIRTEC, incorporados em camiões-cisterna, semirreboques e postos de recolha de leite, sendo os mais evoluídos no mercado interno e externo.

A Estrutura de Apoio nos Açores, entretanto criada em 2010, permite “aproveitar o potencial dos laticínios” ao mesmo tempo que aposta numa “proximidade com os seus Clientes”.

O responsável destacou, ainda, a forte colaboração que “tem existido ao longo dos anos” com a ARSOPI, e a “interligação permanente entre as duas empresas”, principalmente “em grandes projetos”, em que as atividades de ambas se “complementam”.

 

“Crescimento sustentado”

Atualmente com 89 colaboradores nos seus quadros, a empresa registou, no ano de 2023, um volume de negócios de cerca de 11,8 milhões de euros, sendo que sua estratégia, ao longo dos anos, “tem assentado na diversificação dos mercados, dos seus produtos, como forma de minimizar os riscos”. António Moreira denota, neste enquadramento, que “a importância dos mercados externos tem vindo a ser reforçada ao longo dos anos, tendo estes, no último ano, representado direta e indiretamente mais de 60% do volume de negócios da empresa”

Para ultrapassar a dificuldade da globalização dos mercados, e consequente, o aumento da concorrência entre firmas, a TECNOCON® tem apostado na qualificação contínua dos seus recursos humanos, nos meios técnicos, e na incorporação constante de inovação dos seus produtos.

A competência e a experiência dos seus Técnicos, adquirida ao longo dos anos, tem sido um dos fatores de sucesso para o crescimento sustentado deste negócio.

“Formamos continuamente os nossos técnicos, para que estejam sempre preparados para novos desafios que surgem diariamente, tendo sempre em mente a satisfação dos nossos Clientes. Para além de existirmos para criar soluções e riqueza, a segurança, é, e será sempre, a nossa principal prioridade”, elucidou o CEO.

O dirigente esclareceu ainda que a TECNOCON® “produz bens de investimento e não de consumo, o que não lhe dá um grande caráter de regularidade nos países de destino das suas exportações”.

A empresa já executou projetos em praticamente todos os continentes, alguns deles para multinacionais que têm fábricas aí localizadas, e outros, através de ações diretas junto de clientes aí situados, sendo este um trabalho que tem sido realizado ao longo dos anos. As referências de trabalhos efetuados e a qualidade intrínseca dos seus equipamentos, continuam a ser um grande apport para entrar em novos mercados. Nesse seguimento, a globalização tem obrigado a entidade a olhar para novas oportunidades, pela rápida mutação das economias que poderá pôr em causa o negócio.

 

“Uma referência no mercado”

A TECNOCON® é igualmente uma empresa de referência, certificada há muitos anos, e que cumpre “com as suas obrigações com todos os seus parceiros – Colaboradores, Clientes, Fornecedores e banca”. Das últimas auditorias externas realizadas por entidades competentes, resultaram “pelo cumprimento dos requisitos SMETA-4 Pilares, nos temas relevantes do Ambiente, Segurança, Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social/Ética Empresarial, ou seja, pela observância dos requisitos no Código de Conduta”, informou o responsável.

Em 2023, foi-lhes atribuído a Medalha de Ouro EcoVadis, que tem como objetivo o desenvolvimento das práticas de responsabilidade social e sustentabilidade da empresa. Além disso, tem certificação ISO 14001, que contempla os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, que se encontra em fase de conclusão.

Desde a sua fundação, que o seu propósito sempre foi o mesmo, “ajudar o mundo a construir um futuro melhor”.

 

“Ajudar o Mundo a construir um futuro melhor”

Este lema, tem sido o que colocaram em prática, no passado, e continuam a fazer, à medida que continuam “a melhorar” a sua tecnologia de ponta, no apoio à transição tecnológica. Pretendem assim, ser o “parceiro” escolhido para a descarbonização através da “eficiência energética, produtividade de máquinas, reduções de emissões e eletrificação”.

Aliado a tudo isto, a corporação é também reconhecida no setor pela qualidade dos seus produtos, serviços e cumprimento de prazos, razões que fazem com que os seus clientes estrangeiros, “que já são muitos”, entre fabricantes de equipamentos e soluções, para a indústria alimentar, de bebidas, ambiente e química, os escolham para prestar serviços.

O futuro, é também uma das preocupações da TECNOCON®, sendo encarado com “muita responsabilidade”. Para além do crescimento sustentado, a empresa irá continuar com uma linha de aposta na inovação e na qualidade. “Em cada cliente, tudo faremos para ter um Parceiro”, concluiu António Moreira.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também