Novo Diretor Executivo do SNS visita Cuidados de Saúde Primários em Santa Maria da Feira

Gandra d’Almeida pretende manter uma relação estreita de trabalho e cooperação com as unidades de saúde

O novo Diretor Executivo do SNS, António Gandra d’Almeida, visitou as Unidades de Saúde Familiar, Unidade de Cuidados na Comunidade e a Unidade de Saúde Pública, com o objetivo de conhecer no terreno a realidade e o trabalho desenvolvido nos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULS EDV).

O diretor realçou, nesses locais, a sua total disponibilidade para manter uma relação estreita de trabalho e cooperação com as unidades de saúde. Num encontro cordial com o presidente do Conselho de Administração da ULS EDV, Miguel Paiva, e a equipa técnica dos Cuidados de Saúde Primários e de Saúde Pública, foram discutidos os desafios de articular e potenciar a capacidade do SNS, e das suas unidades, de trabalharem de forma integrada com o compromisso de fortalecer as respostas assistenciais à população desta região.

Além disso, o presidente do Conselho de Administração da ULS EDV, em nome da instituição, desejou “sucessos” a António Gandra d’Almeida na sua nova função, manifestando a “disponibilidade das equipas” para trabalhar “em prol do cumprimento dos objetivos de garantia de acesso e de qualidade de cuidados, sempre com os habituais referenciais de eficiência que caracterizam historicamente esta ULS”.

Sobre Novo Diretor Executivo do SNS

António João Sant’Anna Gandra Leite d’Almeida, 44 anos, é Tenente-Coronel Médico dos quadros permanentes do Exército Português e ocupa o cargo de Comandante do Agrupamento Sanitário, mantendo atividade assistencial hospitalar e pré-hospitalar. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, António Gandra d’Almeida foi, entre 2021 e o passado dia 31 de janeiro, Diretor da Delegação Regional Norte do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

Da sua especialização académica e profissional destaca-se a formação complementar na Academia Militar, uma Pós-Graduação em Saúde Militar, o mestrado European Master in Disaster Medicine e a especialidade em Cirurgia Geral, bem como a Competência em Gestão de Serviços de Saúde, Emergência e Medicina Militar pela Ordem dos Médicos.

Durante o seu percurso profissional esteve colocado em diferentes unidades e órgãos do Exército e no Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) com funções de chefia e de coordenação. Da sua folha de serviços constam seis louvores, concedidos por membros do Governo, bem como por altas patentes das Forças Armadas. Foi responsável pelas Vias Verdes da Região Centro do INEM, desde 2014 até 2019, e esteve à frente da instalação e coordenação da VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Barreiro, entre 2016 e 2018. Desempenhou funções de chefia de equipa em serviço de Urgência e participou em vários eventos multi-vítimas e de catástrofe, com funções de coordenação ou como operacional, a que se somam missões internacionais de apoio humanitário.

Foto: DR_Facebook Exército Português

 

 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também