VIII “Couto Mineiro em Festa” de volta à Raiva

Comemorações decorrem no Monte de S. Domingos e contemplam música, gastronomia e atividades culturais

A exemplo de anos anteriores, e numa iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de junho, junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, o “Couto Mineiro em Festa 2024”. Esta é uma jornada festiva que contempla um programa diversificado, que apresenta demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, atividades culturais e recreativas, associativismo e muita animação musical.

O programa desta 8ª edição, volta a contemplar três dias de atividades, arrancando no dia 14, com a atuação do Agrupamento Musical LMC, pelas 21h30, sendo que, no dia 15, ao início da tarde, está marcada a abertura geral do certame com a participação do Coro dos Mineiros do Pejão, e a ronda para entrega de certificados de presença pelos expositores.  Segue-se um concerto com a Banda dos Mineiros do Pejão, e uma exibição do Grupo “Os Amigos do Douro “, com a noite de sábado a ser preenchida com o concerto do Agrupamento Musical “BANDA EUROPA”, às 22h00.

Na manhã de domingo, dia 16, logo pela manhã, às 9h30, haverá uma Caminhada Solidária a reverter para a Liga Portuguesa contra o Cancro, seguindo-se uma aula de Ginástica Funcional e, durante a tarde, insufláveis e pinturas faciais para os mais novos. Além disto, atua a PT Dance Academy, o Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, e o Grupo de Hip Hop da Casa do Povo da Raiva, havendo ainda a registar a atuação da Festa Total, com Ricardo Ramalho, até ao final da tarde.

Na perspetiva do presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Martins, o grande objetivo deste evento é a “demonstração daquilo que esta zona do concelho tem de melhor, ao nível cultural e associativo”, bem como “potenciar momentos de grande alegria e confraternização, num local emblemático do município, que costuma atrair muitos visitantes”.

O autarca do Couto Mineiro do Pejão acredita que a iniciativa se “traduzirá num grande sucesso”, uma vez que estão reunidas as condições, para se concretizar “um grande evento, evidenciando a importância da realização deste certame para projetar este território, assim como os espaços da gastronomia e vinhos, do fumeiro regional e da doçaria tradicional”, para além da aposta forte na animação musical que volta a ser uma constante nestes três dias de atividades.

 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também