“Sustentabilidade” empresarial debatida em almoço temático promovido pela AECA

Evento contou com a presença de João Gaspar CEO da Loba e Partner da Scope Invest

No âmbito do ciclo de almoços temáticos promovidos pela AECA, teve lugar no dia 17 abril no restaurante associado Garden46, em Vale de Cambra, a apresentação relativa ao tema “A Jornada da Sustentabilidade” que contou com a presença de João Gaspar, CEO da LOBA e Partner da Scope Invest.

Carlos Brandão, Presidente da AECA, em nota introdutória, sublinhou a importância do tema em debate no contexto atual, anunciando as iniciativas da AECA para os próximos meses, enumerando as possíveis oportunidades de formação e partilha de conhecimentos sobre este e outros temas. O dirigente reconheceu ainda a relevância da troca de experiências e realçou a importância deste tipo de eventos, que promovem a interação, otimizando o tempo e promovendo partilhas interessantes entre todos os participantes.

João Gaspar, orador convidado, posicionou-se como um entusiasta da Sustentabilidade, tendo uma visão estratégica e holística da mesma, mostrando aos presentes de que se trata a sustentabilidade, assim como “o seu enquadramento histórico e de mercado e o seu papel no novo ambiente de desenvolvimento sustentável que se instala em todo o mundo com a europa na liderança”. O propósito dos negócios, equilibrando a Prosperidade com as Pessoas e o Planeta, formam assim o “triple bottom line” da sustentabilidade que deve nortear as estratégias de empresas comprometidas com o futuro”, acrescentou o CEO.

Os participantes exploraram também o movimento «from shareholder to stakeholder», que representa a integração do impacto da empresa em todas as partes interessadas na mesma, contrariamente a uma visão exclusiva de retorno para o acionista, “que se entende não ser mais uma visão com futuro”, como referiram.

Paralelamente puderam inteirar-se que “perante as pressões instaladas, nomeadamente, dos consumidores (com a preferência por produtos, serviços e marcas com opções mais sustentáveis), dos clientes “business to business” (com a exigência de processos e materiais sustentáveis quando os compradores são grandes empresas), dos colaboradores (com a sua identificação com empresas com propósito positivo), do financiamento (com o acesso ao capital mais competitivo para empresas e investimento sustentáveis) e da legislação (com obrigações legais de metas e “reporting”), urge que as empresas empreendam a sua jornada de sustentabilidade”.

Alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável das nações unidas – ODS – e sob a “framework” ESG (Environmental, Social and Governance, ou seja, a jornada da sustentabilidade nas empresas traz, segundo a AECA “inúmeras oportunidades de negócio, tanto pela redução de custos, como novos produtos, serviços e mercados e melhoria da sua capacidade de gestão e de prosperar”.

No evento foi também possível perceber que a jornada da sustentabilidade tem que ser “endogeneizada pelas empresas de forma transversal na sua organização e envolvendo os todos os seus stakeholders. A definição de uma estratégia e plano de ação deve conter metas concretas a monitorizar e reportar”. Ao mesmo tempo foi analisada a calendarização prevista para reporte obrigatório, “que requer preparação prévia, de forma que se estimulou as empresas a começarem desde já a trabalhar neste âmbito.”

Foram igualmente discutidos alguns casos de referência de sustentabilidade e os presentes puderam partilhar as suas experiências com as suas empresas em ações de sustentabilidade, ao nível das exigências dos seus clientes, nomeadamente quando estes são grandes empresas internacionais.

“É crucial que as empresas se antecipem e compreendam que a transição ecológica é uma trajetória irreversível, mais tarde ou mais cedo, ela impactará as empresas, independentemente da sua dimensão ou sector de atuação”, salientou a Associação Empresarial.

 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
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