Duas mulheres detidas por maus tratos a idosos em Oliveira de Azeméis

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de São João da Madeira, no dia 13 de março, deteve duas mulheres de 28 e 61 anos, pela prática do crime de maus-tratos a idosos, no concelho de Oliveira de Azeméis.

No âmbito de uma investigação por maus tratos a idosos, que decorria desde janeiro de 2023, foi possível apurar que as suspeitas eram funcionárias numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) a funcionar em situação ilegal, e que exerciam sobre as vítimas, violência física, verbal, emocional e psicológica, de forma reiterada.

Na sequência da investigação, os militares da Guarda deram cumprimento a 18 mandados de busca, três domiciliárias e quinze em veículos, e ainda a dois mandados de detenção, que culminaram na detenção de duas mulheres e na constituição de cinco arguidos, três homens e duas mulheres, igualmente ligados à atividade de cuidador de pessoas idosas, com idades compreendidas entre os 28 e os 70 anos.

No âmbito das diligências policiais, procedeu-se à retirada de 14 idosos, com idades compreendidas entre os 72 e os 92 anos, da residencial, tendo sido realojados em diversas estruturas de acolhimento.

As detidas serão presentes hoje, dia 15 de março, no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, para aplicação das medidas de coação.

Esta ação foi acompanhada por Magistrados Judiciais e do Ministério Público, tendo ainda contado com o apoio médico do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e dos elementos do Instituto da Segurança Social.

Com esta ação a GNR pretendeu “restituir as condições necessárias aos idosos, assim como devolver um sentimento de segurança à comunidade local”.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também