AFVTER assinalou o 23º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro

Tragédia vitimou mortalmente 59 pessoas, a maioria naturais de Castelo de Paiva

Completou-se, no passado dia 4 de março, vinte e três anos relativos ao desabamento da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, o trágico acontecimento que tirou a vida a 59 pessoas, maioritariamente habitantes de Castelo de Paiva, que de autocarro, regressavam de uma excursão a Trás-os-Montes, às Amendoeiras em Flor.

Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de março de 2001, o país ficou a saber, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas barrentas e tumultuosas do Rio Douro, em modo de cheio, um autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia.

No dia das comemorações, em que mais uma vez se recordou um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, a Associação de Familiares das vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios, em parceria com a edilidade local e JF de Sardoura, promoveu ao final da tarde, as cerimónias.

O programa que assinalou esta data contou com a presença do presidente da autarquia, José Rocha, e responsáveis da AFVTER, de destacar uma missa em memórias das vítimas da Ponte Hintze Ribeiro, na Igreja Paroquial de Souselo, em Cinfães, pelas 18h00 com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.

Depois, pelas 19h30 horas, em Santa Maria de Sardoura, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, houve uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que foi realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.

Recorde-se que o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também