Thales sobre Arouca: “É um lugar muito especial e muito acolhedor”

O Discurso Direto falou com o antigo jogador do FCArouca

Thales Oleques é um dos grandes nomes da história recente do FCArouca. O lateral direito brasileiro chegou a terras de Santa Mafalda na época 18/19, saindo no verão de 2022, altura em que regressou ao Brasil. Com as vestes arouquenses, viveu a descida da Segunda Liga ao Campeonato de Portugal e as consecutivas subidas daí novamente para a Segunda e de volta para a Primeira. O Discurso Direto falou com o antigo capitão do FCArouca para recordar os seus momentos vividos na vila e no clube.

Discurso Direto (DD): O Thales chega a Arouca em 2018, vindo do Braga. Desde que chegou, viveu sempre em Arouca?

Thales Oleques (TO) – Primeiro, agradecer o convite. Fico muito feliz em ser entrevistado, ainda mais por um pessoal de uma vila que me acolheu muito bem. Estive os meus quatro anos em Arouca, fui muito feliz. Tivemos nosso primeiro filho em Arouca, então para a gente foi uma vila, uma data, um período muito marcante. Sempre vivemos em Arouca. A nossa primeira moradia foi próxima da saída da Vila, mas passado uns dois/três meses, mudámo-nos para o centro. Desde a nossa chegada, moramos sempre próximos à Vila.

DD: Como é que classifica o ambiente da vila de Arouca?

TO – É um lugar muito especial e muito acolhedor. Tive a oportunidade de vivenciar isso. A minha chegada foi num período mais conturbado, a gente chega no período da Segunda Liga em que acabamos por cair de divisão. Fiquei, jogamos no que era a terceira liga (Campeonato de Portugal), conseguimos o nosso acesso. Com o COVID, houve a votação para subir as duas melhores equipas no campeonato até então. Conseguimos esse acesso, foi uma festa. Jogamos a Segunda Liga, onde foi um ano, acredito, que foi muito marcante para mim e para todos os envolvidos naquele ano, naquele grupo. Conseguimos ir ao play-off e conseguimos a tão sonhada subida de divisão contra o Rio Ave. É um período onde não tenho como falar de outra maneira a não ser muito especial para mim em Arouca. E a vila também, é um lugar, como falei, muito acolhedor. Tenho grandes amizades lá e é um lugar que vou levar sempre no meu coração.

DD: A localidade foi um fator a ter em conta quando recebeu a proposta de vir para o FCArouca?

TO – Também, porque quando eu recebo essa proposta, já tinha chegado ao FCArouca o nosso médio Didi, que jogou comigo no Braga. Foi um momento em que, quando eu recebo a proposta, entrei em contacto com ele e foi muito parecido com o que falei. Ele falou “Olha Thales, é um lugar muito acolhedor, muito pequeno, mas um lugar onde se vive muito essa questão do futebol”. Tudo aí praticamente vive em torno do futebol e é uma coisa muito bonita. A gente vê noutras cidades onde não há essa questão tão forte. O pessoal daí de Arouca é uma pessoal muito acolhedor, gosta muito disso. Independente da situação em que estivéssemos, o pessoal nunca nos criticava, pelo contrário sempre nos deu muito apoio. Acho que isso também foi um ponto muito forte para as duas subidas seguidas e nos anos seguintes, agora com a chegada à Conference League. Esse apoio é muito importante, não só para o jogador, mas em si também para toda a instituição.

DD: Tendo em conta as boas impressões com que ficou, algum dia pensa em voltar ou visitar a Vila?

TO – Com certeza! Apesar de estar no Brasil, conversamos com os nossos amigos que ficaram na Vila e estamos sempre com essas ideias. Uma possível volta a Portugal ou um possível retorno de férias para visitar o pessoal, mas não sabemos, porque a nossa vida, hoje estamos aqui, amanhã estamos noutro lugar, as datas não batem. Mas pensamos sim, em voltar a Portugal, visitar os nossos amigos, porque deixamos grandes amizades aí.

A primeira parte completa da entrevista ao atleta Thales Oleques está disponível na edição impressa do jornal. As restantes estarão disponíveis aqui.

Thales Oleques e o seu filho na Senhora da Mó

Thales em ação numa partida frente ao FC Porto no Estádio do Dragão

 

Fotos cedidas pelo próprio Thales Oleques

Texto: Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também