Passes Andante não sofrem qualquer aumento em 2024

Os passes do tarifário Andante, em vigor na Área Metropolitana do Porto “não sofrerão qualquer aumento no próximo ano de 2024, mantendo-se os preços em vigor desde abril de 2019”, afirma a AMP em comunicado ao nosso jornal.

No próximo ano, “todos os cidadãos da Área Metropolitana do Porto continuarão a efetuar as suas deslocações pagando os preços habituais: 30€ para o Andante 3Z ou Municipal – para deslocações em 3 zonas ou dentro de um só município – e 40€ para o Andante Metropolitano – para deslocações nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto”, conforme o congelamento de preços previsto no Relatório do Orçamento do Estado 2024.

De acordo ainda com o Orçamento de Estado para o ano de 2024, foi estabelecida a gratuitidade dos passes 4_18 e Sub23, destinados a estudantes entre 4 e 23 anos. “Esta medida busca fomentar a mobilidade sustentável, atendendo simultaneamente às necessidades relacionadas com a emergência climática e as necessidades económicas das famílias, incentivando-se, assim, a adoção de padrões de mobilidade sustentável por parte da população jovem”, acrescentou a entidade.

Os jovens dos 4 aos 18 anos, não terão necessidade de fazer prova de inscrição em unidade de ensino. Já os jovens entre os 19 aos 23 anos, têm de fazer prova de que são estudantes, através da apresentação de Declaração de Matrícula numa unidade de ensino nacional, passando também a abranger-se os alunos inscritos em cursos médios ou profissionais.

“Em cumprimento do estipulado no n.º 2 do art.º 7º da Portaria 298/2018, de 19 de novembro, comunica-se ainda que a Comissão Executiva Metropolitana do Porto determinou aplicar a Taxa de Atualização Tarifária em 2024 no valor de 6,43% nos títulos ocasionais Andante2, concluíram.

Foto: DR_linhandante.com

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também