Daniel Sousa “O importante neste momento é consolidar”

Na conferência de antevisão do encontro de amanhã frente ao Gil Vicente, Daniel Sousa deixou elogios rasgados à equipa do Gil Vicente, referindo o último encontro dos gilistas para a Liga contra o Moreirense, e falou ainda da forma de jogar do Arouca e da importância em consolidá-la.

Este jogo é um reencontro entre o treinador do Arouca e a equipa do Gil Vicente, pois não só Daniel Sousa treinou o clube na época anterior como é também natural de Barcelos.

– O reencontro pessoal com o Gil

“Relativamente ao Gil e à carreira que está a fazer, há de facto neste último jogo uma capacidade grande em anular aquilo que são pontos fortes de uma equipa que está a fazer um excelente campeonato, que é o Moreirense. Notou-se bastante uma equipa bem compacta, sólida, que não concedeu grandes oportunidades ao adversário e esperamos uma equipa compacta como esteve, com a qualidade que lhe é reconhecida quando tem bola também. Isto é um jogo normal, se eu jogasse, era um jogo especial, mas não jogo, é um jogo normal, é um jogo que nós queremos entrar com a mesma atitude, com a mesma garra que temos entrado e temos demostrado nos últimos jogos”.

– A vitória é obrigatória para dar expressão ao trabalho feito?

“Em primeiro lugar, já fizemos aqui uma análise ao campeonato, e este campeonato parece-nos que vai ser um campeonato mais difícil, porque há aqui uma grande capacidade de quase todas as equipas roubarem pontos em qualquer estádio. O que nós pretendemos é sempre consolidar as coisas com vitórias. Eu disse, e volto a reafirmar, que o importante neste momento é consolidar. A época é longa, obviamente que os resultados são importantíssimos para consolidar, para ganhar crença naquilo que se está a fazer e para continuar com o trabalho que se tem feito”.

– O historial de confrontos dá motivação ao Gil?

“Não me parece que isso seja um fator, porque por exemplo o Arouca nunca ganhou ao Boavista e foi lá ganhar.”

– Sobre o jogo anterior contra o Rio Ave

“Foi um jogo em que nós tivemos quase 70% de posse de bola contra o Rio Ave durante toda a partida. Houve ali um momento em que realmente não estivemos tão compactos e sólidos como gostaríamos, mais ou menos a partir dos 15 minutos. Revimos isso, mas depois houve todo um consolidar de coisas, sobretudo com bola. Obviamente que um golo, como sofremos naqueles minutos iniciais, condiciona, mas a resposta que demos, apesar de tudo, foi forte”.

– Pressão intensa é algo que quer integrar no Arouca?

“Um treinador não chega aqui a uma equipa e diz “Vamos ter bola” e temos bola, porque há sempre oposição e essa oposição é que faz com que os momentos sejam distintos durante  o jogo. E o que eu quero é que a equipa esteja preparada para tudo aquilo que o jogo requisita. Se forem rever o jogo, nos minutos iniciais, antes do golo, o lance em que antecede o golo, é um lance em que estamos compactos no nosso meio campo, fizeram exatamente aquilo que nós trabalhamos e pedimos. Mesmo que nós queiramos pressionar alto, vai haver muitos momentos em que o adversário vai sair dessa pressão e nós temos que saber qual é o caminho que nós temos depois de percorrer para nos ajustar àquilo que foi o adversário. “

De fora do encontro de amanhã estarão Sylla, castigado, e Rafael Fernandes, Milovanov, Quaresma, Busquets e Pedro Moreira, por lesão. Relembrar que os estudantes têm entrada livre no jogo, mediante apresentação do cartão escolar ou seu semelhante no momento de levantamento do bilhete, mas não é tudo: os sócios também poderão usufruir de bilhetes gratuitos. Os sócios cativos têm direito a 2 bilhetes de acompanhante, enquanto os sócios normais têm direito a 1, após a aquisição do seu.

O jogo contra o Gil Vicente começa às 6 da tarde (18 horas), contudo a partir das três (15 horas) haverá uma fan zone no exterior do estádio, assim como atividades no intervalo da partida.

Foto: Sofia Brandão

Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também