Arouca comemorou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as mulheres

No âmbito do dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se comemora a 25 de novembro, o MDM – Movimento Democrático de Mulheres, em parceria com o Cine Clube de Arouca e o apoio do município, assinalaram a data com a realização de uma ação de sensibilização na Loja Interativa de Turismo. Durante a mesma, foi exibida a apresentação do filme “Miss Violence” de Alexandro Avranas, seguido de debate. A mesa foi composta por Manuela Silva do MDM, Maria Adrover do Cine Clube, Maria Miguel Sá – médica, e Cláudia Oliveira da Câmara Municipal, que fizeram a introdução ao tema, seguindo-se o debate que, apesar de ter uma parca assistência foi bastante participado.

Em 1960 as irmãs e ativistas dominicanas Mirabal, conhecidas por ‘Las Mariposas’ (as borboletas), foram brutalmente assassinadas por se oporem à ditadura militar de Rafael Trujillo. Em sua homenagem, a ONU decretou o 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Segundo dados das Nações Unidas, a violência contra as mulheres continua a ser uma das principais violações dos Direitos Humanos no mundo, e estima-se que uma em cada três mulheres tenha sido sujeita, pelo menos uma vez na vida, a violência por parte dos companheiros.

Em Portugal, no ano de 2023 e até à presente data, a PSP já registou 13 178 denúncias pelo crime de violência doméstica e, entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2023, registaram-se 808 detenções (513 em flagrante delito e 295 fora de flagrante; 751 detidos são do sexo masculino e 57 do sexo feminino).

Também as ferramentas tecnológicas têm vindo a permitir um aumento de casos de violência: uma em cada 10 mulheres na União Europeia sofreu assédio cibernético desde os 15 anos, através de e-mails ou mensagens SMS indesejados e ofensivos ou avanços inadequados nas redes sociais.

CP

Fotos: Carlos Pinho

Manuela Silva

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também