Arouca Geopark associa-se às comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia

De 20 a 26 de novembro, comemora-se por todo o país a Semana da Ciência e da Tecnologia, que tem como objetivo dar a conhecer os cientistas portugueses, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade. A AGA – Associação Geoparque Arouca associa-se a esta efeméride com a dinamização das atividades «Floresta autóctone», «AQUA no Mosteiro de Arouca» e «Monitorização de plantação na Sra. da Mó».

«Floresta autóctone» é uma exposição fotográfica alusiva a esta temática, com o objetivo de divulgar a diversidade de vida selvagem existente neste ecossistema, enquanto alerta para a importância da sua conservação e salvaguarda. Esta exposição está patente na Escola Básica e Secundária de Escariz, e é dirigida aos alunos do 3º ciclo.

«AQUA no Mosteiro de Arouca» é uma exposição, patente no Mosteiro de Arouca, que evidencia a força da água e de como esta foi determinante na criação da identidade do Arouca Geopark, destacando que a conservação, a gestão e o uso sustentável deste recurso natural depende de todos. Esta mostra é organizada pela AGA, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, o Município de Arouca e a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, e é dirigida aos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz.

Por sua vez a «Monitorização de plantação na Sra. da Mó» é uma iniciativa que tem como objetivo monitorizar as espécies plantadas na ação de reflorestação no monte Sra. da Mó, que decorreu no passado mês de janeiro, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Esta ação decorre a 25 de novembro, das 9h30 às 12h00, nos terrenos baldios de Moldes e é da responsabilidade da AGA, com a colaboração da Junta de Freguesia de Moldes e do Município de Arouca.

A Semana da Ciência e da Tecnologia inclui o Dia da Cultura Científica, instituído em 1996, por iniciativa do professor Mariano Gago, tem como finalidade realçar a importância do conhecimento científico para o crescimento e desenvolvimento de Portugal e dos portugueses. Celebra-se a 24 de novembro em homenagem ao professor, divulgador da ciência e poeta (sob o pseudónimo de António Gedeão) Rómulo de Carvalho, que nasceu neste dia em 1906.

 

 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também