O concelho de Vale de Cambra, no âmbito do combate ao isolamento e vulnerabilidade de idosos, implementou um projeto de Teleassistência em todo o seu território, que chega hoje a duas dezenas de idosos, mesmo em áreas geograficamente isoladas.
Após 3 anos desde a implementação da Teleassistência para idosos, a Câmara Municipal de Vale de Cambra avaliou de forma positiva o seu impacto nos 24 idosos atualmente assistidos.
O projeto de Teleassistência surgiu durante o confinamento, quando se descobriu a necessidade de criar algo para tornar o envelhecimento mais ativo e saudável, mesmo sem o idoso precisar de sair de casa.
O serviço, que funciona 24 horas por dia, durante todo o ano, permite que o idoso, no caso de uma emergência de saúde, ou segurança, possa contactar as pessoas necessárias para resolver o seu problema, com apenas um clique. Através de um terminal fixo ou móvel, quando o utente pressiona o botão, este pode comunicar, ser identificado e localizado por um operador, que faz uma avaliação da situação e dá a resposta mais adequada.
O botão encontra-se numa pulseira, ou colar, e, para além de comunicação, também envia todos os dados do utilizador diretamente para o monitor do operador.
De momento 24 mulheres são assistidas pela Teleassistência, sendo que 21 das mesmas vivem sozinhas, e 3 com o seu cônjugue.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.