Sapadores Florestais do Tâmega e Sousa realizam trabalhos de limpeza em estradas municipais

As equipas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM -TS) encontraram-se, nesta semana, para realizar trabalhos de limpeza e gestão do combustível nas laterais da Estrada Municipal 502, entre Bointes, em Bairros, e o Crosso, em Fornos, na ligação à EN 225. Isto aconteceu no âmbito dos trabalhos de prevenção para a segurança de pessoas e bens.

Três equipas de sapadores florestais estão, desde o início da semana, a limpar e desmatar as bermas, com o objetivo de assegurar uma faixa de proteção ao longo destes acessos, reduzindo o material vegetal e lenhoso, para dificultar a propagação dos fogos florestais.

A região do Tâmega e Sousa foi também, recentemente, reforçada com mais uma Brigada de Sapadores. Esta segunda brigada da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa juntou-se à equipa baseada no concelho de Baião, que foi formada no primeiro trimestre deste ano. Estas equipas de Sapadores estão aptas para assistir os 11 municípios que integram a CIM – TS, defendendo os mesmos contra incêndios florestais.

A CIM do Tâmega e Sousa investiu mais de 385 mil euros na defesa das suas florestas. Com um total de 30 elementos, as Brigadas de Sapadores Florestais estão em permanência no terreno a trabalhar, para prevenir incêndios florestais, manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal. Estas equipas também fazem trabalhos de sensibilização da população, para as normas de conduta em matéria de proteção florestal, nomeadamente, no âmbito do uso de fogo, limpeza das florestas e da fitossanidade.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também