Restaurantes e particulares já se podem inscrever no Concurso Gastronómico do Festival da Castanha 2023

Estão abertas as candidaturas para o Concurso Gastronómico de Arouca que integra o Festival da Castanha 2023. Podem participar os restaurantes locais e pessoas a título particular residentes em Arouca, mediante preenchimento da ficha de inscrição a entregar até às 17h30 do dia 20 de outubro, no serviço de expediente da Câmara Municipal de Arouca.

A IX edição do Concurso Gastronómico de Arouca contempla duas modalidades: uma exclusiva para restaurantes e outra destinada a particulares. É obrigatório o uso da castanha e/ou do cogumelo na confeção dos pratos a concurso e recomendada a utilização de outros produtos sazonais.

Tal como referiu o Município de Arouca em nota de imprensa serão avaliadas as seguintes categorias: sopa, prato principal e doce/sobremesa.

A cada uma das categorias serão atribuídas as seguintes distinções:

Castanha d’Ouro Restaurantes – Sopa

Castanha d’Ouro Restaurantes – Prato principal

Castanha d´Ouro Restaurantes – Doce/sobremesa

Castanha d’Ouro Particulares – Sopa

Castanha d’Ouro Particulares – Prato principal

Castanha d´Ouro Particulares – Doce/sobremesa

Às classificações “Castanha d’Ouro” será atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 € (quinhentos euros) à modalidade Restaurantes, e o prémio pecuniário no valor de 250 € (duzentos e cinquenta euros) à modalidade Particulares. As provas na modalidade Restaurantes vão realizar-se entre 23 e 27 de outubro nos restaurantes inscritos. Na modalidade Particulares, as provas decorrerão a 26 de outubro, pelas 17h00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Arouca.

O Concurso Gastronómico de Arouca tem como principais objetivos qualificar, valorizar e diversificar a oferta gastronómica tradicional do Município de Arouca, preservar a tradição gastronómica e estimular a sua inovação, contribuindo para a promoção e desenvolvimento da economia local e dos seus produtos, com especial enfoque na castanha e nos cogumelos.

O Aviso de abertura, regulamento e ficha de inscrição disponíveis em https://www.cm-arouca.pt/festival-da-castanha-2023-restaurantes-e-particulares-ja-se-podem-inscrever-no-concurso-gastronomico/ .

O regulamento, bem como os documentos, que instruem o procedimento também podem ser consultados na Biblioteca Municipal de Arouca, sita no Terreiro de Santa Mafalda, todos os dias úteis, das 10h00 às 18h00.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também