Biblioteca Municipal acolhe a palestra “Viver o Outono”

Amanhã, 23 de setembro, às 16h30, no âmbito da Feira das Colheitas, a Biblioteca Municipal de Arouca vai receber a médica Maria de Lourdes Fernandes que irá dar uma palestra denominada “Conversa com… Maria Lurdes Fernandes”, sobre saúde e alimentação no outono.

Organizada pela IPSS Semente, com sede em chave, esta conversa, terá a participação do coro da Semente de Futuro, Cânticos da terra e versos de criatividade locais.

A Semente de Futuro estará também presente no seu stand, onde terá produtos certificados biológicos como: Elixir de Sabugueiro, Compota da Nossa, Chá Convívio, mirtilos, flores comestíveis e lãs.

A Semente de Futuro é uma IPSS cooperativa de solidariedade social, que tem como objetivos o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis que abordem necessidades nas áreas ambiental, social e cultural. Isto inclui o cultivo da terra utilizando métodos ecológicos, com foco na agricultura biodinâmica, e a promoção de ações integradas de apoio sociocultural e empreendedorismo com base nos recursos e lideranças locais.

Um objetivo específico da Semente de Futuro é criar projetos que ofereçam serviços de proximidade para pessoas que necessitam de cuidados especiais, com ênfase nos doentes mentais.

A organização realiza várias ações, como, por exemplo; a preparação do solo, práticas e formação no âmbito de agricultura biodinâmica, grupos de autoajuda, com base em pintura sócio terapêutica e metodologia de lideranças partilhadas; formação e atividades artesanais com base nos recursos locais; a organização de bibliotecas locais e pontos de leitura em polos escolares e correios locais.

Esta IPSS visa igualmente contribuir para o desenvolvimento pessoal e integração comunitária de grupos da população que estão emocionalmente mais fragilizados, por meio da utilização da arte e do contacto próximo com a natureza. A Semente de Futuro concentra-se na prevenção da depressão e de dificuldades semelhantes, com vista a reduzir o isolamento involuntário entre os idosos e pessoas dependentes da região.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também