Segunda fase da ecovia é inaugurada este sábado

A segunda fase da ecovia, que liga o lugar da Pedra Má à Ribeira (em Tropeço) vai ser inaugurada este sábado, pelas 9:30h. Fica assim concluída a obra da «Ecovia do Arda», que faz a ligação entre a vila de Arouca e Tropeço. De referir que a primeira fase tinha sido inaugurada o ano passado.

A ligação da Pedra Má foi adjudicada à empresa MWT – Metalworking Technologies, Lda., pelo valor de 148.038,72€, acrescido de IVA. No caso da ligação à Pedra Má, a intervenção contemplou a construção de uma travessia inferior à ponte de alvenaria ali existente. Perante uma encosta bastante íngreme, a solução encontrada para superar este desafio técnico recaiu num passadiço em estrutura metálica, com cerca de 70 metros de extensão. Foi ainda criado um acesso lateral direto à ponte da Pedra Má e construída uma pequena ponte em madeira para travessia de um canal de rega. Enquanto isso a ligação da Ribeira, no valor de 132 423,75€ + IVA, encontra-se na empreitada das áreas de valência coletiva da Ecovia do Arda, atualmente em curso e adjudicada à empresa local A. Malheiros.

Nota ainda para o facto de o geossítio da Pedra Má ser um dos 41 geossítios do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e separa os vales de Arouca e de Rossas. É apelidado de “Pedra Má” devido a uma rocha de elevada dureza denominada corneana.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também