Desidratação no verão

Por: Drª Gláucia Souza

A desidratação é um problema comum durante o verão, pois o clima quente aumenta a perda de líquidos através da transpiração.

A transpiração é uma maneira natural do corpo de se refrescar, mas se você não repuser os fluidos perdidos, pode levar à desidratação. Neste artigo falarei sobre desidratação no verão e como evitá-la, principalmente entre seniores e crianças.

É especialmente importante tomar medidas preventivas, as quais podem trazem mais bem-estar. Beba bastante água, pois a hidratação adequada é fundamental para prevenir a desidratação, mantenha a regularidade ao longo do dia, mesmo se não estiver com sede. Tenha sempre uma garrafa de água por perto e lembre-se de beber antes, durante e após atividades físicas. Atenção as bebidas diuréticas, alguns líquidos, como café, chá preto, refrigerantes e álcool, podem aumentar a produção de urina e causar desidratação, é melhor evitar ou limitar o consumo dessas bebidas durante o verão.

Consuma alimentos ricos em água, frutas e vegetais, como melancia, pepino, laranja e morango, podem ajudar a manter seu corpo hidratado.

Evite a exposição excessiva ao sol, o calor intenso, pode acelerar a perda de líquidos, principalmente durante as horas mais quentes do dia.  Use roupas leves, chapéus e óculos de sol para se proteger. A queimadura solar pode desidratar sua pele e aumentar a perda de líquidos. Use um protetor solar de amplo espectro com FPS adequado para proteger sua pele dos raios UV.

Tome cuidado com atividades físicas intensas, se você planeja se exercitar ao ar livre durante o verão, tente fazê-lo nas primeiras horas da manhã ou à noite, quando as temperaturas são mais amenas. Use roupas adequadas para a prática esportiva, hidratando-se sempre antes, durante e depois

Fique atento(a) aos sintomas da desidratação, como sede intensa, boca seca, urina escura, fadiga, tontura e falta de energia. Se você apresentar esses sintomas, procure um local fresco, beba água e se necessário, procure atendimento médico. Lembrando que esses procedimentos são medidas gerais para prevenir a desidratação no verão.

Em casos de condições médicas específicas ou para orientações mais personalizadas, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde.

Cuide de Si.

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Glaucia Souza
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