Nova técnica cirúrgica realizada pela primeira vez em Portugal no CHEDV

O serviço de Ortopedia do CHEDV realizou com sucesso, em dezembro, a primeira cirurgia endoscópica biportal unilateral. A primeira deste tipo em Portugal.

Após treino intensivo nesta técnica, que está agora disponível para todos os doentes elegíveis.

O primeiro doente a realizar a nova cirurgia UBE – endoscópica biportal unilateral no CHEDV apresentava uma hérnia discal lombar com ciatalgia (irradiação para o membro inferior e parestesias). Após a realização da nova técnica cirúrgica o doente sentiu alívio da dor, tendo recebido alta na manhã seguinte.

Entre os benefícios desta cirurgia está o facto de doentes precisarem de menos tempo para recuperarem, podendo receber alta 24 horas após a intervenção.

Segundo António Miranda, diretor do Serviço de Ortopedia “o CHEDV mantém-se ao lado do estado da arte neste e noutros procedimentos ortopédicos que continuam a fazer do Serviço de Ortopedia um centro de excelência. Esta nova técnica cirúrgica minimamente invasiva, mas precisa, permitirá resolver de forma mais atempada e sem internamento muitas das situações clínicas que nos ocorrem. Trata-se de um avanço relativamente a outras técnicas endoscópicas uniportais em que os procedimentos não eram tão acessíveis”.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também