Alimentação e Hidratação no verão

Estamos a começar a transição de temperaturas mais elevadas, e para que nosso corpo e mente estejam adaptados, é muito importante, beber líquidos (água, de preferência) e evitar os riscos de intoxicações alimentares, mantendo uma alimentação saudável.

No artigo de hoje, falarei sobre alguns alimentos que nomeadamente na estação do calor, são mais indicados, e ajudam no equilíbrio geral do funcionamento físico.

Comecem por manter o ritmo de frequência alimentar, ou seja, comer mo mínimo 5 vezes ao dia, porém, com refeições mais leves, e diminua no consumo de condimentos.

Por exemplo, nos pratos principais, aposte nas saladas e insira todos ou alguns destes alimentos, feijão-verde, pepino, pimento ou tomate, sempre que possível, opte por consumir carnes brancas, pescado, peixe-espada, carapau ou sardinha.

Apesar do tempo direcionar para alimentos mais frescos tente manter a sopa frias, pois é uma boa forma de hidratação, o gaspacho, a sopa de alho francês com hortelã ou sopa de cenoura e laranja, contem muitas vitaminas.

E vamos as frutas…  Sabemos que estão indicadas para todo o ano, mas no verão não pode faltar é ideal, nas refeições, como lanches, sobremesa.

Por serem refrescantes, para quem aprecia, há muitas opções.

Hidratar o corpo é evitar vários problemas de saúde, além de manter uma pele prolongadamente mais jovial. Portando, prefira sempre água e as infusões sem adição de açúcar.

Uma boa dica, é aromatizar a sua água, de forma natural, adicionando um pedaço de limão, laranja, lima, canela ou hortelã.

Modere nos gelados e outros doces, mantenha-se bem hidratado, mesmo que não sinta sede.

Evite as bebidas açucaradas e as bebidas alcoólicas.

Opte em movimentar-se e apreciar momentos de lazer a ar livre, aproveite a luz do Sol nos horários indicados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Seguindo essas pequenas sugestões, verá que seu humor, comunicação, desempenho profissional, social e pessoal estarão mais tempo em equilíbrio.

Cuide de Si

sobre o autor
Glaucia Souza
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também