Por Drª: Gláucia Souza
No artigo de hoje, irei falar de dores articulares e frequentes.
Independente da idade, as dores articulares, normalmente não é sinal de um problema grave, obtendo resultado dos tratamentos a curto prazo.
No entanto, como todo tipo de patologia, deve ser tratada caso a caso, como por exemplo a artrite ou tendinite, que precisam ser avaliadas por um ortopedista ou fisioterapeuta para iniciar o procedimento adequado.
No caso da artrite, a principal causa, está nas juntas, devido ao excesso de peso, traumatismo, desgaste natural da articulação, enfatizando a dor e dificultando os movimentos.
O tratamento direcionado é fisioterapia e uso de medicamentos, entretanto, em casos mais graves, indica-se a realização de cirurgia.
Além disso, o ortopedista deve solicitar a realização de exames específicos para identificar o tipo de artrite, desta forma, o tratamento é mais específico para o tipo de paciente.
Já a tendinite, corresponde à inflamação do tendão, causando dores, limitação dos membros afetados, além de inchaço e vermelhidão no local.
É a estrutura que liga os músculos aos ossos, e na maioria das vezes, está relacionada com a realização de movimentos repetitivos.
Para que a pessoa diminua gradualmente as dores, deve manter-se o máximo possível em repouso, para evitar que a inflamação e os sintomas piorem, além de ser também indicado o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios.
Dependendo do estilo de vida, físico, mental e o tempo que se sente a tendinite, pode ser recomendado também a realização de fisioterapia.
Entre tantas outras doenças articulares, ter atenção a prevenção, é relevante.
Para isso, recomenda-se a prática regular de exercícios de baixo impacto, como caminhada, bicicleta ou natação, assim como estar dentro do peso ideal, principalmente após os 50 anos.
Comer mais peixe e frutos do mar, uma vez que contêm substâncias que ajudam a regenerar as articulações e a diminuir a inflamação.
Cuide Si.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.