AFVTER assinalou o 22º Aniversário da Queda da Ponte Hintze Ribeiro

No evento foi também apresentado o livro do Professor Pinto da Costa

No passado dia 4 de março, completaram-se vinte e dois anos relativos à derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, um acontecimento que tirou a vida a 59 pessoas, maioritariamente gente de Castelo de Paiva, que de autocarro, regressava de uma excursão a Trás-os-Montes, às Amendoeiras em Flor.

Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de março de 2001, o país soube, “perturbado”, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas “barrentas e tumultuosas” do Rio Douro, em modo de cheio, um autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia.

Neste dia, em que mais uma vez se recordou um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, num tempo que não apaga a memória, nem a dor que se viveu em Castelo de Paiva, a Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios, em parceria com a edilidade local, promoveu, ao final da tarde, as cerimónias do 22º Aniversário da Tragédia de Entre-os-Rios.

O programa que assinalou essa data, contemplou também, uma cerimónia de homenagem e apresentação do livro, “J. Pinto da Costa, o médico, o professor, o comunicador “, da autoria de La Salete Alves, que teve lugar, a partir das 14h30 horas, no Salão Nobre da autarquia paivense.

A cerimónia evocativa destes 22 anos da tragédia da ponte, contou com a presença do presidente da autarquia, José Rocha, e responsáveis da AFVTER, e ainda, uma missa na Igreja Paroquial de S. Martinho de Sardoura, em Castelo de Paiva, pelas 17h00 com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.

Depois, pelas 18 horas, em Santa Maria de Sardoura, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, houve uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que foi realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.

Recorde-se que o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.

Fotos: Arquivo

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também