José Cândido Dias Costa: “A profissão em si é um desafio contínuo, muito interessante, mas a burocracia, que acompanha o exercício da Medicina Geral e Familiar, é o mais difícil de lidar”

Médico há mais de 40 anos e colaborador do FC Arouca desde o final dos anos 80, tem colecionado momentos memoráveis no clube que tem vindo a crescer nos últimos anos. O seu trabalho no Arouca iniciou pelo amor que une o futebol com a saúde, e tenciona continuar a desenvolver o seu trabalho, apesar da difícil conciliação com o seu trabalho enquanto médico de Medicina Geral e Familiar na USF de Arouca.

José Cândido Dias Costa é médico há mais de 40 anos, desde 1982, sendo no final dos anos 80, o início da sua colaboração no clube. Desenvolve o seu trabalho motivado pela paixão que o une ao futebol, tentando na medida do possível viver o fenómeno desportivo de perto e também fazer parte dele.

Para além desta colaboração com o FC Arouca, é também médico de Medicina Geral e Familiar na USF de Arouca realçando que se sente realizado e com vontade de continuar, enquanto a saúde o permitir, a desenvolver a sua atividade com o objetivo de evoluir sempre com a profissão, “para não parar no tempo”.

“Não posso reduzir a minha passagem pelo F.C. Arouca apenas a um momento memorável. Houve, felizmente, muitas situações para mais tarde recordar, por exemplo “participar na 1ª divisão da Associação de Futebol de Aveiro, no segundo quartel do século passado, já era um feito assinalável”, referiu o médico ao DD quando questionado sobre os momentos mais marcantes.

Apesar de nunca ter imaginado ver esta equipa entre os melhores de Portugal, o Arouca já conseguiu até qualificar-se para a Liga Europa, na medida em que até esse momento passaram por sucessivas subidas de divisão, vitórias ao Sport Lisboa e Benfica, ao FC Porto e ao Sporting Clube de Portugal, assim como a participação nas duas eliminatórias da Liga Europa. José Dias Costa afirma que também existiram alguns momentos de desilusão, como a derrota no Estoril, na última jornada do campeonato da 1ºLiga e que ditou a descida de escalão em 2017.

A equipa tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos e por falta de recursos inicialmente, o clube pediu ajuda ao Dr. º Dias Costa para que pudesse “(…)avaliar os jogadores na pré-época e acompanhá-los ao longo do campeonato. Entretanto, o Arouca chegou aos campeonatos profissionais e o presidente de então e ainda atual presidente convidou-me para continuar, o que aceitei.”, afirma o médico.

Para além deste médico, a equipa conta também com a participação de um Fisioterapeuta, um Nutricionista, um Massagista e um Ortopedista. A principal função do Dr.º Dias Costa é certificar-se “(…)através da avaliação médica e dos exames complementares de diagnóstico, que (os jogadores )estão aptos para exercer a atividade profissional ao mais alto nível” reforçando que está sempre disponível para “os ajudar para além do futebol, no apoio à família, e na resolução de problemas que surgem para além da profissão, mas que podem ter repercussões no seu rendimento”, além de que conta também com  “a colaboração permanente e imprescindível dos restantes elementos do gabinete médico. É uma tarefa que encaro com naturalidade.”

O principal problema no que se refere ao trabalho desenvolvido no FC Arouca são as deslocações. “A profissão em si é um desafio contínuo, muito interessante. Mas a burocracia, que acompanha o exercício da Medicina Geral e Familiar, é o mais difícil de lidar”, indica o clínico.

No futuro pretende dar, essencialmente, continuidade ao trabalho, em todas as vertentes, com o intuito de dar sempre o melhor de si e manter-se atualizado, na medida do possível.

Texto: Raquel Moura 

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também