Projeto “Bola Mágica” da Federação Portuguesa de Futebol vai ser recebido em Arouca

A iniciativa piloto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) encontra-se a realizar o projeto “Bola Mágica”, que vai ser recebido no Polo Escolar da freguesia de Rossas, em Arouca, com objetivo de promover a Atividade Física e Desportiva nas crianças do 1º ciclo do ensino básico. Este é um dos 15 programas de transformação que estão integrados no Plano Estratégico da FPF para 2030, com o nome de Futebol2030.

No passado dia 26 de novembro, decorreu na cidade do futebol, em Oeiras, o evento inaugural que permitiu a apresentação prática deste projeto, onde pela primeira vez, juntou cerca de uma centena de professores de todos os distritos do país afetos à AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) e CAF (Componente de Apoio à Família).
O projeto, com base científica, abrange todas as Associações Distritais e Regionais do País. Prevê-se a dinamização em 24 escolas de Portugal Continental e das Ilhas selecionadas para o piloto, que decorre durante 12 semanas, entre 9 de janeiro a 31 de março de 2023.

Manuel Puerta da Costa, elemento da FPF e responsável pela gestão do projeto indicou “com uma centena de professores de AEC e CAF de todos os distritos do país preparados para dinamizar as sessões do projeto, com o apoio dos pais e com a ajuda próxima das Associações de Futebol, Câmaras Municipais, Agrupamentos de Escolas e restante esfera pública, a partir de dia 9 de janeiro de 2023, iniciar-se-á uma pequena revolução silenciosa na atividade física e desportiva de 24 escolas do país, na qual serão impactadas mais de 1000 crianças do 1º Ciclo.”

Por outro lado, Carlos Neto, professor Catedrático jubilado e um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo, e da sua importância para as crianças, aproveitou para realçar algumas ideias sobre a importância do brincar.

Cláudia Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca e responsável pelo pelouro Desportivo e de Lazer, destaca este projeto que “fomenta aquilo que o Município de Arouca tem por prática fazer: trabalhar em rede, em parceria.” Acrescenta ainda que “é um desafio da FPF, com o envolvimento da Associação de Futebol de Aveiro, do Agrupamento de Escolas de Arouca, com o apoio do Município. É um projeto que visa, por via do desporto, e do futebol em particular, promover saúde. Por isso, desde o primeiro momento em que soubemos desta possibilidade, foi o Município que se prontificou a fazer parte do projeto. Estamos ansiosos por conhecer os resultados finais da monitorização do projeto e ver o impacto nos nossos jovens”, referindo que as parcerias são sempre importantes e “só em rede e com o envolvimento de todos podemos desenvolver ações que cheguem a mais pessoas e de forma eficaz.”A vice-presidente conclui dizendo que “não é a primeira vez que trabalhamos em parceria com a FPF e não será a última. Sabemos da mais-valia das iniciativas da Federação e a Federação também sabe que Arouca está sempre disponível para abraçar novos desafios, em prol dos nossos jovens e da promoção da saúde e bem-estar.”

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também