Clube realizou recolha de bens para IPSS que é “referência” no ocidente concelhio. Presidente Pedro Cirne salientou que a ação também fez parte do processo de certificação como “entidade formadora”
A União Desportiva de Fermedo (UDF) realizou, no dia 12 deste mês e também no passado fim-de-semana, uma «Ação de Solidariedade» em favor do Centro Social e Cultural de Fermedo, Escariz e Mato.
Nesses dias de futebol no Parque Desportivo de Fermedo, o “bilhete” de entrada nos jogos disputados foram artigos alimentares não-perecíveis ou produtos de higiene e limpeza.
Pedro Cirne, o presidente da UDF, salientou que a iniciativa visou dar continuidade a “um trabalho social” que o clube “quer desenvolver”. Fez notar que aquela IPSS serve três freguesias e que os jogadores do grémio são originários não só de Fermedo, mas também de São Miguel do Mato e de Escariz.
O dirigente sublinhou a importância de trabalhar com o Centro Social, que designou como “uma instituição de referência desta zona do concelho” de Arouca.
“Juntámos ao útil ao agradável”, enfatizou, com nota de que a Ação de Solidariedade também serviu para a União Desportiva de Fermedo “cumprir alguns dos pré-requisitos necessários à certificação como entidade formadora”.
Explicou que o clube está certificado, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), há duas épocas desportivas: na época passada ostentou “duas estrelas”, enquanto na corrente temporada orgulha-se das “três estrelas” conquistadas.
Dando nota de que já se iniciou o processo para manter as “três estrelas” na época de 2023/2024, Pedro Cirne assinalou que “tem a ver com a envolvência do clube, abrangendo várias áreas», designadamente “os recursos humanos, a parte médica, as condições de trabalho, as convocatórias para as seleções distritais, o método de treino e número de treinadores e até o clube estar dotado de um desfibrilhador”… Está em causa o cumprimento de “muitos parâmetros, ligados a toda a organização”.
Elsa Martins, a presidente do Centro Social de Fermedo, Escariz e Mato, agradeceu o apoio do clube, sublinhando que, para a instituição social, “todos os donativos são bem-vindos”, para mais quando a instituição se prepara para construir uma Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI). Considerou, ainda, que a cooperação entre as instituições da freguesia “é fundamental”.
Na atualidade a UDF conta com equipas em todos os escalões futebolísticos de formação: Petizes e Traquinas, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores.
Em fase de projeto está a desejada intervenção no parque de jogos situado no lugar de Resumil, para construir mais dois balneários para equipas, balneário para árbitros, zona de arrumos, sala polivalente e gabinete de fisioterapia, “estruturas básicas para o sucesso”.
O presidente informou que o projeto – que exigirá um investimento entre 100.000 e 120.000 euros – “já está na Câmara de Arouca”, a aguardar que sejam desbloqueadas “questões burocráticas” relacionadas com Plano Diretor Municipal (PDM).
“Estamos à espera que as entidades competentes resolvam”, vincou Cirne, salientando que o grémio fermedense tem feito por sensibilizar “as forças políticas” no concelho para a importância desta obra.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.