Mudanças sazonais – Outono

Por: Drª Gláucia Souza

Sabia que o meio onde vivemos e o clima, influenciam muito no nosso humor e fisicamente?

No artigo de hoje, abordarei algumas curiosidades que ajudarão a compreender e aproveitar da melhor forma possível, as reações que nosso corpo tem quando saímos do Verão e entramos nas estações mais frias.

Estamos no Outono e muitas pessoas têm a tendência a ficarem mais introspetivas, isso porque, as cores e o calor tão “alegres” do verão, são ocupados pelas cores “acastanhadas” e frias, seguindo uma característica mais comedida até na conexão entre as pessoas que não são tão próximas, nomeadamente familiares.

Nessa transição, até mesmo a rotina sofre pequenas ou grandes mudanças, derivado a busca de adaptação, algumas delas podem passar despercebidas, pois enquanto para uns, corresponde à despedida do verão, para outros, a entrada do Outono, é uma das estações mais bonitas do ano, e conhecida como a mais reflexiva.

O Outono é conhecido como uma meia estação, e onde a mente da maioria das pessoas passa por sensações impercetíveis e ao mesmo tempo interessantes, pesquisas psicológicas apontam subtis alterações que afetam o sono, comportamentos sociais e sexuais.

É normal as pessoas sentirem o batimento cardíaco acelerar, pois a temperatura diminui, para conservar o calor, e os vasos sanguíneos contraem-se, fazendo a pressão arterial aumentar — geralmente, o aumento é mínimo, por isso não ressaltamos essa pontualidade. No entanto, se sofrer de tensão alta, visite seu médico para um “check-up”

Sensação de dormir mais, porém, de não descansar.

A hipersónia, que é o contrário da insónia, é mais comum durante os meses de outono. Durante o mês de outubro, a maioria das pessoas dorme mais horas por dia do que nos restantes meses, e isto deve-se ao facto de que os dias mais pequenos implicam uma menor exposição solar, e a luz solar, ao atingir as retinas, é uma parte importante para um ritmo circadiano saudável.

Outra curiosidade pessoal, é que os níveis hormonais dos homens e das mulheres ao longo do ano, testosterona e estrogénio são mais altos no outono.

Popularmente, as pessoas enfatizam que apesar de não haver fontes credíveis de estudos, é historicamente não ser claro que este aumento de libido se deva a rituais de acasalamentos antigos ou a fatores como a diminuição da luz.

É importante ter atenção, que em dias escuros, o tempo mais frio e chuvoso se juntam, a vontade de sair de casa e socializar em festas e em bares tende a diminuir. O que não significa, de todo, que a vontade de manter o contacto com os amigos e a família diminua.

Pesquisam mostram que assim que as noites ficam maiores, as pessoas ficam mais tempo ao telefone com as pessoas mais próximas.

Crie uma estratégia de saúde e coloque a água como prioridade….

É perfeitamente fácil perceber a necessidade de tomar mais água no verão, até porque nosso corpo sente muito mais sede. Mas assim que as temperaturas baixam, a sede também diminui, por isso é que o risco de desidratação aumenta. No outono, mesmo que não sinta sede, obrigue-se a beber água.

Um ponto positivo, é que as pessoas se tornam mais reflexivas e menos dispersas, despertando memórias de dias vividos, numa memória mais curta, algumas sentem-se mais concentradas e consequentemente, mais produtivas.

Coma as frutas e alimentos da estação, isso fará com que seu corpo fique alinhado ao exterior

Sempre que possível, consulte um especialista.

sobre o autor
Glaucia Souza
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também