A fase final do 36º Torneio Interfreguesias foi disputada no passado dia 29 de julho (sexta-feira). Após o pontapé de saída, dado a 2 de julho, e passadas dezassete jornadas encontraram-se os finalistas dos escalões de sub-10, sub-12 e sub-14, que disputaram as finais, sendo que Moldes 2, Várzea e São Miguel saíram vitoriosos da competição.
Foi durante o mês de julho que se desenrolou este Torneio, no Complexo Desportivo de Arouca, num evento que juntou mais de 300 crianças e jovens distribuídos por 26 equipas provenientes de 12 freguesias (Arouca, Burgo, Chave, Escariz, Fermedo, Mansores, Moldes, Rossas, Santa Eulália, São Miguel do Mato, Urrô e Várzea.)
Decorridas 60 partidas, os três últimos jogos destinaram-se a revelar quem seriam os campeões desta edição da competição. O primeiro escalão a entrar em campo foi o de sub-10 que colocou frente a frente Fermedo x Moldes 2, em que o Moldes saiu vitorioso, por 1-4. Várzea e Escariz, em sub-12, foram os segundos a entrar em campo, numa partida que teve de ser decidida nos penáltis, sorrindo o destino ao Várzea por 5-4. Para finalizar, em sub-14, S. Miguel do Mato levou a melhor frente ao Burgo 1, pela margem mínima, ponto obtido nos últimos momentos do jogo.
Torneio Interfreguesias inclusivo para o sexo feminino
Margarida Belém, presidente da autarquia de Arouca referiu em declarações dadas à imprensa, “ao apostarmos também na promoção do desporto – e mais concretamente da prática de futebol – junto destas pequenas atletas, estamos seguramente a trilhar um caminho rumo à promoção da igualdade de género não só no desporto como em toda a sociedade civil”.
Nesta edição do Torneio foram integradas 17 raparigas nas várias equipas em competição, esta foi, mais uma vez, uma forma de manter a tradição e continuar a promover os valores de inclusão e diversidade através do desporto. Mais detalhadamente, foram integradas 5 raparigas em sub-10, oito em sub-12 e quatro em sub-14, que representaram, mais precisamente as freguesias de Chave, Escariz, Mansores, Moldes, Rossas, São Miguel do Mato e Urrô. Este ano, para novidade, a competição teve, pela primeira vez, a colaboração de uma árbitra, Lara Santos, integrante da Associação de Futebol de Aveiro, que formou a equipa de juízes dos jogos de futebol.
Foto: Carlos Pinho
Fique com as classificações dos vários escalões em anexo;
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.