Câmara de Arouca promove o Mês Internacional contra os Maus Tratos na Infância

Iniciativa decorre durante todo o mês de abril

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arouca vai dinamizar uma série de atividades com o objetivo de alertar a população para a problemática dos maus tratos infantis, e apelar à sinalização de situações que coloquem em perigo crianças e jovens. As mesmas vão decorrer ao longo do mês de abril, mês internacionalmente dedicado à prevenção dos maus tratos na infância.

Neste seguimento, a CPCJ de Arouca efetuou uma visita a alguns estabelecimentos de ensino, distribuindo “Calendários dos Afetos”, a crianças do pré-escolar e lápis com contacto da linha de apoio da comissão aos alunos do 1º ano do ensino básico, numa ação que pretendeu a aproximação do público escolar a esta instituição. Tudo isto, tendo como propósito a promoção dos direitos de crianças e jovens nas várias freguesias do concelho,e o desenvolvimento de esforços para evitar situações que coloquem em risco a sua segurança, saúde e educação.

Na passada sexta-feira, dia 8 de abril, o polo Escolar do Burgo recebeu, pelas 21h00, a sessão “Educar para Amar”, com a psicóloga Inês Oliveira. Esta iniciativa vai ser realizada fruto da parceria com a Associação de Pais da Freguesia do Burgo, e o Agrupamento de Escolas de Arouca, tendo como finalidade apoiar os pais na educação, tal como familiarizar para o conceito de parentalidade consciente.

Ainda no âmbito da programação planeada para o mês de abril, vai ocorrer o Webinar “Miúdos e Ecrãs-guia prático de sobrevivência para pais”, com Rute Agulhas. Esta sessão vai ter transmissão em direto na página de Facebook do Município de Arouca a 27 de abril, pelas 21h00.

Comissão assinala 19 anos ao serviço das crianças e jovens de Arouca

O passado mês de março foi também de festa para CPCJ de Arouca, que comemorou o 19.º aniversário sobre a sua implementação no concelho. Para tal, foram dinamizadas algumas atividades de proximidade, sempre em contexto escolar, como a distribuição de material informativo, ou a promoção de sessões esclarecimento, online, acerca dos processos de intervenção preventiva das comissões de proteção de crianças e jovens. Numa vertente lúdica, o Polo Escolar de Fermedo recebeu ainda o “Jogo da Convenção dos Direitos da Criança”, numa adaptação ao tradicional “Jogo da Glória”, com objetivo de promoção aos princípios inscritos na Convenção sobre os Direitos da Criança, pela UNICEF.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também