Comunicado | Vítor Carvalho quer passe único “Andante” gratuito, ainda este ano, para os utentes do município de Arouca

O Andante deve ser gratuito para os utilizadores do concelho de Arouca que usufruírem do sistema de transportes públicos na Área Metropolitana do Porto (AMP), assente em princípios de solidariedade e subsidiariedade dos municípios, defende o candidato da coligação “Agora os Arouquenses” à Câmara Municipal, o independente Vítor Carvalho, num comunicado enviado para a redação do DD, caso ganhe as eleições.

“Vamos instituir até final do ano a gratuitidade dos títulos para todos os arouquenses, numa medida que se enquadra nas linhas de apoio social, dirigidas a todas as famílias e jovens, a implementar a vários níveis e em diferentes áreas, como é agora o exemplo concreto dos transportes”, afirma.

“Trata-se de uma medida que irá incentivar a utilização de transportes públicos, sendo que com isto implicará a diminuição da pegada ecológica e, consequentemente, a preservação do meio ambiente”, explica Vítor Carvalho.

O zonamento Andante com a expansão da intermodalidade ao concelho de Arouca entrou em vigor em maio de 2019. Este passe único custa no máximo 40 euros mensais por utente e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos na AMP. Foi também criado um passe municipal, válido para os concelhos que integram a AMP, com o custo de 30 euros para viagens dentro do município ou até três zonas contíguas.

O setor da mobilidade e transportes, como refere a coligação, que congrega o PSD, CDS/PP, PPM e a Iniciativa Liberal não é, de resto, colocado em segundo plano no programa eleitoral. A criação de um modelo de transportes públicos municipal que abranja as freguesias e aldeias mais isoladas, numa primeira fase nos dias de feira, entre outros eventos, assim como a implementação de um circuito de transportes públicos diário para as áreas empresariais, são medidas exequíveis.

“Ao estarmos próximos da população, facilmente percebemos que a oferta de transportes não é suficiente. Torna-se por isso imperativo melhorarmos a qualidade de vida dos Arouquenses que precisam de utilizar estes meios de transporte para se deslocar”, acrescenta o candidato.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também