Conferência Episcopal Portuguesa: retoma das celebrações com público e orientações para a Semana Santa

A celebrações da Eucaristia com a presença de assembleia foram retomadas no passado dia 15 de março, por indicação da Conferência Episcopal Portuguesa, observando as orientações da mesma entidade de 8 de maio de 2020, em consonância com as normas das autoridade de saúde.

“Quanto à celebração doutros sacramentos, observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações. Nesta fase evitar-se-ão procissões e outras expressões da piedade popular, como as “visitas pascais” e a “saída simbólica” de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública. A Assembleia Plenária da CEP de 12-15 de abril de 2021 reavaliará estas orientações, tendo em conta a situação de pandemia no país”, afirmou o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa em comunicado.

A mesma entidade apresenta ainda algumas orientações para as celebrações da Semana Santa:

– Para o Domingo de Ramos, a Comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém seja celebrada com a segunda forma prevista pelo Missal Romano. Evitem-se os ajuntamentos dos fiéis; os ministros e os fiéis tenham nas mãos o ramo de oliveira ou a palma que trazem consigo; de nenhum modo seja permitido a entrega ou a troca de ramos. Onde for oportuno utilize-se a terceira forma do Missal Romano, que comemora de forma simples a entrada do Senhor em Jerusalém.

– A Missa crismal seja celebrada na manhã de Quinta-feira Santa ou, segundo o costume de algumas Dioceses, na Quarta-feira de tarde. Se não for possível «uma representação significativa de pastores, ministros e fiéis», o Bispo diocesano avalie a possibilidade de transferi-la para outro dia, de preferência dentro do Tempo Pascal.

– A Quinta-feira Santa, na Missa vespertina da “Ceia do Senhor” omita-se o lava-pés. No final da celebração, o Santíssimo Sacramento poderá ser levado, como se prevê no rito, para o lugar da reposição numa capela da igreja onde se possa fazer a adoração, no respeito das normas para o tempo da pandemia.

– A Sexta-feira Santa, retomando a indicação do Missal Romano (“Em caso de grave necessidade pública, pode o Ordinário do lugar autorizar ou até decretar que se junte uma intenção especial”), o Bispo introduza na oração universal uma intenção «pelos doentes, pelos defuntos e pelos doridos que sofreram alguma perda». O ato de adoração da Cruz mediante o beijo seja limitado só ao presidente da celebração.

– A Vigília pascal poderá ser celebrada em todas as suas partes como previsto pelo rito.

Semana Santa em Arouca e Vale de Cambra – celebrações e horários

A Semana Santa teve início com a celebração da Bênção dos Ramos, no passado domingo, dia 28 de março. Seguem-se agora as restantes celebrações da Semana Santa.

Em Arouca decorre hoje, dia 31, a celebração dos Fogaréus, promovida pela misericórdia de Arouca. Na impossibilidade de se fazer a habitual procissão dos Fogaréus, a Misericórdia preparou a celebração dos Fogaréus, que consistiu na transmissão, pela Rádio Regional de Arouca, do sermão na Capela da Misericórdia. Uma celebração feita à porta fechada.

Amanhã, dia 1 de abril, decorre a Missa da Ceia do Senhor, às 22h na Igreja do Convento. Sexta-feira, dia 2 de abril, tem lugar a celebração da Paixão do Senhor às 17h e no sábado, dia 3, decorre a Vigília Pascal, às 21h30, ambas na Igreja do Convento. Por fim, no domingo, dia 4, na mesma igreja, acontece a Missa do Dia de Páscoa, às 11h15.

Em Vale de Cambra, no Santuário de Santo António, terá lugar amanhã, dia 1 de abril a Missa da Ceia do Senhor às 21h30. Na sexta feira dia 2, celebra-se Paixão do Senhor às 15h e no sábado, dia 3, decorre a Vigília Pascal, às 21h30. As celebrações da Semana Santa terminam com a Missa do dia de Páscoa, domingo dia 4, às 11h30.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também