CCDR-N aprova financiamento europeu para a reabilitação de ponte centenária em Castelo de Paiva

O Presidente da CCDR-N, António Cunha, assina amanhã, dia 4 de março, o contrato de financiamento comunitário das obras de reabilitação da ponte centenária de Pedorido, em Castelo de Paiva, com o Presidente da Câmara local, Gonçalo Rocha.

A assinatura do contrato terá lugar às 9H da manhã de dia 4 de Março, quinta-feira, na Junta de Freguesia de Pedorido.

A obra permitirá recuperar integralmente aquele património local, de grande significado histórico e afetivo, e devolvê-lo à comunidade sob a forma de uma ponte para travessia exclusivamente pedonal. Com 128 anos, a ponte encontra-se encerrada devido ao mau estado de conservação e aos riscos de queda.

O financiamento comunitário é assegurado pelo NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), gerido pela CCDR-N, e garante um apoio de 444 mil euros a um investimento municipal que ascende a meio milhão de euros.

Para o Presidente da CCDR-N, António Cunha, “este ato reveste-se de especial simbolismo, quando se cumprem 20 anos sobre a tragédia da queda da ponte Hintze Ribeiro. É um ato de justiça para com um património histórico local de memória relevante, mas é também uma homenagem solidária à comunidade de Castelo de Paiva”.

A ponte velha de Pedorido é um exemplar típico da engenharia civil portuguesa dos finais do Séc. XlX. A alvenaria de pedra de aparelho regular, herdeira da construção histórica e tradicional, é utilizada nos pilares estruturais da ponte, articulando-se com uma estrutura metálica representativa dos modernos sistemas emergentes da Revolução Industrial.

O estudo de viabilidade do projeto de reabilitação desta travessia passou por rigorosas etapas, incluindo a observação subaquática das fundações dos pilares, a inspeção do tabuleiro, pilares e encontros e a realização de uma campanha de ensaios do material extraído da ponte, designadamente da alvenaria de pedra e de chapas metálicas.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também