No artigo de hoje falarei sobre as somatizações de dores que vão sendo evidenciadas ao longo do tempo, após mantermos uma rotina de postura repetitiva e/ou errada, quer seja em casa ou no trabalho, onde claramente passamos muito mais horas da nossa vida.
Qualquer pessoa que passe uma quantidade significativa de tempo a trabalhar sentada(o) ou em pé, sente as descompensações que o corpo vai fazendo, para evitar as dores a que a má postura vai acentuando.
Na maioria das vezes essa pessoa descreve dores no pescoço e ombros, que não é derivado apenas pelo corpo, como também pela parte mental, onde consequentemente outras aparecem e vão sendo latentes.
Se essas dores forem persistentes, continuar com um local de trabalho inadequado, pode levar à curvatura e degeneração da coluna e dos discos.
A compreensão em manter a relevância de hábitos de boa postura, ajuda os colaboradores a evitarem complicações músculo-esqueléticas.
Especialistas da Medicina do trabalho orientam que entre outras regras, é essencial movimentar o corpo e a mente, pois manter a mesma posição por longos períodos, fará mal para o seu corpo e reduzirá a produtividade.
Sem que tenhamos consciência da nossa postura, às vezes adquirimos um sentido robótico, e a maior parte do dia trabalhamos mal posicionados. Reduzimos todo nosso corpo a uma grande cabeça cheia de preocupações e vamos automaticamente desempenhando as nossas funções, com o único objetivo… dar conta de tudo.
O resultado disso é um corpo “preso”, cansaço extremo e noites mal dormidas. Situações clássicas, para o surgimento de dores crónicas e Patologias relacionadas ao trabalho.
O primeiro passo para ganhar boa consciência corporal é praticar qualquer atividade física, e se possível alguma que ajude a sentir-se bem, leve e solto.
Segundo pesquisas, quando nos exercitamos ficamos mais próximos do nosso corpo, portanto, ouvi-lo e respeitá-lo fica mais fácil.
Cuidar para que o corpo exaurido não transcenda o seu limite, prejudicando os músculos e articulações nas atividades diárias, é uma informação de saúde preventiva e consciente.
É importantíssimo perceber que a nossa mente e o nosso corpo precisam estar em sintonia para corresponder a qualquer tipo de atividade ou função que desenvolvemos.
Procure sempre um especialista.
Glaucia Souza – Formadora e Consultora
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.