“Sons no Património” regressam à Área Metropolitana do Porto

O evento “Sons no Património”, que vai realizar-se de 01 a 05 de outubro, em várias cidades da Área Metropolitana do Porto, aposta este ano numa programação totalmente nacional, privilegiando a realização de concertos ao ar livre, todos gratuitos.

Francisco Sales, Miguel Xavier, Ricardo Ribeiro, Miguel Amaral & Yuri Reis, Afonso Cabral, Daniel Pereira Cristo, Manuel Linhares, Hélder Moutinho, Marco Rodrigues são os artistas convidados para este evento em rede, que conta ainda com a participação dos projetos musicais Retimbar, Lisboa String Trio com Cristina Branco, Birds are Indie, First Breath After Coma e Rua da Lua.

A generalidade dos concertos decorre ao ar livre e ao vivo, à exceção das atuações em Gondomar e Vale de Cambra, municípios que optaram apenas pela transmissão via digital.

Daniel Pereira Cristo atua em Arouca

Músico, cantautor e multi-instrumentista – é assim que se define Daniel Pereira Cristo, que vem levando a diversos palcos portugueses e estrangeiros um repertório repleto de música de raiz e instrumentos tradicionais. Vencedor do Prémio Carlos Paredes em 2018, não envergonha o virtuoso que deu nome a essa distinção: em cada concerto harmoniza a mais genuína identidade lusitana com rasgos musicais de contemporaneidade e isso não será exceção às 18h30 do dia 3 de Outubro, quando dedilhar o seu cavaquinho no Terreiro de Santa Mafalda, em Arouca. “É certo que já não há freiras em clausura no mosteiro contíguo, mas antecipa-se que muitas almas voltem a ficar presas por lá – pelo menos enquanto o músico arrancar ao seu cavaquinho os originais de estilo fresco e libertador que lhe conferiram reputação”, destaca a AMP.

Os bilhetes podem ser levantados na Loja Interativa de Turismo de Arouca, a partir de 1 de outubro, durante o horário de funcionamento. Lotação máxima de 100 lugares mediante reserva prévia. Para outras informações contactar: 256 940 258 e turismo@aroucageopark.pt.

Sons no Património’ em Vale de Cambra com Manuel Linhares

O concerto deste ano, promovido pela Área Metropolitana do Porto em parceria com o município, será transmitido exclusivamente através da Internet para evitar concentrações de público neste regresso à programação cultural do concelho. Trata-se da atuação de Manuel Linhares que atua como um dos convidados do ‘Sons no Património’, a iniciativa da AMP que leva a música nos finais de cada verão a todos os municípios que compõem o grupo.

Linhares é um dos artistas que já participou em anteriores edições do ‘Sons no Património’, mas nunca atuou em Vale de Cambra. A opção da autarquia em transmitir o concerto apenas online, de forma a salvaguardar o bem-estar e a segurança de todos nesta época de incertezas que se vive, tem as suas vantagens.

A AMP destaca que desta forma “se proporcionará a cada espetador uma experiência mais intimista, como que num concerto privado que até se pode acompanhar com pipocas, vinho, gelados ou qualquer outro ‘guilty pleasure’ que, em circunstâncias normais, nem o promotor do espetáculo nem o vizinho do lado deixariam passar”.

A atuação de Manuel Linhares será emitida a partir da Igreja Matriz de São Pedro de Castelões, visando demonstrar que o património edificado local também será protagonista.

Assista assim, a este concerto de jazz no conforto da sua casa. Dia 4 de outubro, a partir das 14h30 com transmissão em direto nas redes sociais: https://www.facebook.com/CamaraMunicipalValedeCambra/.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também