JORNADAS DE CIÊNCIA DE AROUCA: As Ciências Sociais

Numa organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Arouca, da Associação ‘Círculo Cultura e Democracia’ e da Câmara Municipal de Arouca teve lugar nos dias 15 e 16 de dezembro a realização das Jornadas de Ciência de Arouca, que, na sua terceira edição, escolheu as Ciências Sociais como tema aglutinador.

Abertura das Jornadas

A sessão de abertura teve lugar num dos auditórios da Escola Secundária, com a presença da Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, Adília Cruz, que justificou a realização destas Jornadas, vindas aliás na sequência das jornadas anteriores, no sentido de se criar um espaço de debate e de partilha de experiências e trabalhos científicos, não só de alunos e ex-alunos, como também de docentes e de especialistas na área das Ciências Sociais que desempenham um papel essencial na compreensão da realidade, bem como na promoção da qualidade de vida das pessoas.

Por sua vez, José Rosa, Diretor do Centro de Formação de Professores de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis, manifestou o seu agrado pelo programa diversificado e pelos temas escolhidos para estas Jornadas que, durante estes dois dias, irão ser abordados por reputados especialistas nacionais de elevada qualidade académica e científica nas áreas das ciências sociais e humanas.

Sendo a Câmara Municipal de Arouca uma das entidades envolvidas na organização destas Jornadas, a sua Presidente, Margarida Belém, destacou a participação de alunos atuais e antigos dos Agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz, promovendo assim um espaço de partilha de experiências entre arouquenses de diversas gerações.

Finalmente, Manuel Brandão Alves, como Presidente do Círculo Cultura e Democracia, congratulou-se pelo envolvimento, nestas jornadas, de instituições que muito têm contribuído para o desenvolvimento de Arouca, tais como a ADRIMAG, a AECA e o Arouca Geopark. Referiu ainda a presença de muitos jovens através das suas escolas, salientando que “nenhuma iniciativa em prol do desenvolvimento será sustentável se não tiver a cultura como suporte”.

Ética e desenvolvimento

Após a abertura das jornadas, teve lugar, ainda na Escola Secundária, a apresentação do primeiro painel subordinado ao tema “Ética e desenvolvimento” e que foi moderado por Rosa Sousa, professora de Filosofia daquela escola.

A reflexão sobre este importante tema esteve a cargo do Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa, Luís Moita que, numa linguagem muito acessível ao público, constituído, na sua esmagadora maioria, por alunos daquela Escola, soube captar-lhes a atenção e o interesse para esta temática.

Luís Moita começou por abordar as diferenças entre ética e desenvolvimento, acentuando a importância de um desenvolvimento humano e do contributo da matriz cultural para o esse desenvolvimento o qual nunca poderá existir sem o respeito pelos direitos humanos. Referiu ainda o contributo do ambiente e da ecologia, bem como a importância do capital social que definiu como o conjunto de redes de solidariedade entre as pessoas e que são fundamentais para a implementação desse desenvolvimento humano.

Filosofando na Escola

De entre as Ciências Sociais, foi a Filosofia que inaugurou as diversas temáticas destas Jornadas, sob a moderação da professora Rosa Sousa.

Coube ao antigo aluno da Escola, Luís Martins, vencedor do prémio nacional 2016 da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, apresentar esse ensaio filosófico sobre o contributo da Filosofia para as causas da tolerância no nosso mundo, defendendo o caminho da mediação em vez do caminho do confronto e da intolerância. Um outro seu ensaio refere-se às redes sociais e cuja reflexão sobre o assunto levou este aluno a interrogar-se se “ficamos sós porque usamos as redes sociais, ou se usamos as redes sociais porque ficamos sós”. Refira-se que este ensaio foi também distinguido com o 3º lugar no referido concurso.

Rosa Sousa terminaria este painel da manhã apresentando o projecto “Filosofia para crianças” iniciado já há dois e que envolve crianças de quatro turmas do 1º ciclo do ensino básico de três escolas do Agrupamento (Arouca, Boavista e Moldes).

Com o seu estilo muito peculiar, Rosa Sousa teve uma agradável e divertida conversa com algumas dessas crianças que revelaram uma grande descontracção, espontaneidade e desinibição na sua participação, o que só comprova que a Filosofia pode ajudar as pessoas a “pensarem bem”.

O desenvolvimento, o território e as iniciativas criadoras

Iniciados sob o signo da Filosofia, os trabalhos destas jornadas de Ciências Sociais continuaram, na parte de tarde, na Loja Intereativa de Turismo.

O primeira painel, moderado por Manuel Brandão Alves, Presidente da ACCD e professor catedrático da Universidade de Lisboa, contou com a presença de 3 importantes instituições que apresentaram o que se vai fazendo em Arouca no que se refere ao desenvolvimento nos diversos sectores do território.

António Carlos Duarte, em nome da AGA, referiu algumas das muitas iniciativas que se vêm desenvolvendo dentro do Arouca Geopark.

Carlos Brandão, em nome da AECA, Associação Empresarial de Cambra e Arouca que envolve cerca de 300 empresas, salientou a importância da ligação da AECA às escolas e aos jovens empreendedores e apresentou o contributo desta instituição para o desenvolvimento local, considerando como prioritário a formação a empresários e o fomento à exportação.

João Carlos Pinho, coordenador da Adrimag, que envolve 7 municípios, 2 distritos e 80 freguesias, passou em revista as principais iniciativas ao serviço do desenvolvimento local, ao longo dos 25 anos da existência desta instituição intermunicipal.

Após este primeiro painel da tarde teve lugar uma conferência sobre “Território, desenvolvimento e sustentabilidade” e que foi apresentada por Augusto Mateus, professor catedrático da Universidade de Lisboa e ex-ministro da Economia.

Começando por afirmar que todos somos habitantes do mesmo Planeta, embora vivendo em Arouca, referiu que o que vai acontecendo no mundo condiciona também o que acontece em Arouca. Constatando que vivemos todos num mundo muito rápido, Augusto Mateus afirmou que para termos desenvolvimento temos que ter crescimento, mas não há crescimento sem investimento. Para o ex-Ministro da Economia as pessoas têm que ser o centro do desenvolvimento, pois qualquer modelo organizativo sem pessoas não serve para nada. De entre a sociedade da informação e da sociedade do conhecimento em que vivemos, Augusto Mateus entende como mais importante para o desenvolvimento a sociedade da aprendizagem e do fazer.

Sustentabilidade e território: o rural e o urbano

O segundo painel desta manhã, moderado por Marcelo Pinho, ex-vereador da Câmara Municipal de Arouca abordou o tema da sustentabilidade e território, com a participação de Sérgio Caetano, presidente da direcção da Associação SOS Rio Paiva, e Adélia Almeida, chefe da divisão de Planeamento e Obras da CMA.

O primeiro, depois de relatar a breve história da Associação que dirige, referiu a importância do habitat do rio Paiva e da sua biodiversidade, referindo algumas iniciativas levadas a efeito na defesa do rio ainda considerado como “o menos poluído da Europa”.

Por sua vez, Adélia Almeida com grande experiência na área do planeamento, referiu algumas mudanças ocorridas na elaboração dos PDM’s e apontou alguns dos desafios no âmbito do planeamento do território. 

O 1º dia destas Jornadas terminaria com mais uma conferência sobre “Espaços rurais, espaços urbanos e ordenamento do território” proferida por Teresa Barata Salgueiro, professora catedrática de Geografia da Universidade de Lisboa. Debruçando-se sobre as relações cidade-campo, e rural-urbano, a palestrante abordou a importância das pequenas e médias cidades na organização do território, numa época de grandes mobilidades.

O programa do 1º dia terminou com um momento cultural proporcionado por alunos do ensino especializado da dança, ao qual se seguiu um jantar-convívio na cantina da Escola Secundária de Arouca servido pelos alunos dos Cursos profissionais de restauração, cozinha, pastelaria e bar. Além dos serviços destes cursos profissionais, refira-se ainda a colaboração dos Cursos profissionais de Turismo, Multimédia e de Animação Sócio Cultural que muito contribuíram para a boa logística destes Jornadas.

As escolas intervêm no território

O programa do 2º dia iniciou-se com a apresentação de alguns projectos de empreendedorismo levados a efeito por alunos dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, em parceria com outras instituições.

Coube ao professor de Geografia da ESA, Abílio Sousa, fazer a moderação na apresentação desses projectos que evidenciam assim a capacidade de intervenção das escolas no território.

O primeiro projecto apresentado, “Ateliers Empreender Criança” foi desenvolvido e apresentado por alunos do 3º ano da Escola Básica de Rossas e da escola Básica de Moldes, em resposta a um desafio lançado pela Associação Industrial Portuguesa, motivando os alunos a desenvolverem a criação de uma ideia de negócio. Depois de concretizado, o projecto foi divulgado à comunidade local, através do evento “Domingo no Parque” promovido pela Câmara Municipal de Arouca.

Arouca Cream” foi outro projecto desenvolvido por três jovens empreendedores do Agrupamento de escolas de Escariz e que consiste na criação de uma marca de gelados confeccionados artesanalmente com recurso a doces conventuais para serem vendidos, de forma ambulante, em diversos pontos do nosso território. Arriscar, persistir e inovar foi o lema que norteou estes jovens empreendedores que se designaram por JaMaFa.

Tendo como matéria-prima produtos biológico do Concelho, surgiu o projecto “Maria Granola” levado a cabo por Rita Dias, depois de ter frequentado o Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde na ESA. Tendo participado no Concurso Jovens empreendedores de Arouca, ganhou o 2º lugar e decidiu avançar com o seu projecto que tem por base sementes, frutos secos e fruta desidratada. Com logotipo, página na Internet e embalagens sugestivas o produto já está a ser colocado em diversos pontos do Concelho.

Inspirada numa lenda sobre Mansores, sua terra natal, Andreia Lima, antiga aluna da escola Secundária de Arouca onde frequentou o Curso Profissional Técnico de Restauração-Cozinha decidiu criar o doce que designou por “Barcas de Mansores” apresentado ao público na última edição da Feira das Colheitas. Com um logotipo sugestivo e uma página atraente e motivadora na internet o produto também já está a ser colocado em diversos pontos do Concelho.

Curadoria digital – Desafios tecnológicos” foi o último projecto a ser apresentado por alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas de Arouca, através da projecção de um vídeo enumerando as diversas actividades e iniciativas inerentes a este projecto.

Desenvolvimento do território e demografia

Terminada a apresentação destes interessantes e empreendedores projectos escolares o programa da manhã contou ainda com duas importantes conferências. A primeira sobre desenvolvimento do território e demografia proferida por João Peixoto, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa e autor de vários livros e numerosos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Numa linguagem muito acessível e de grande clareza, João Peixoto abordou as principais dinâmicas demográficas atuais, bem como as principais tendências de evolução da natalidade, da mortalidade e do envelhecimento, tendo chamado a atenção para as inevitáveis mudanças da paisagem humana, derivadas não só destes factores, como também do papel das migrações para assegurar a sustentabilidade demográfica.

A segunda conferência sobre “Ordenamento do território” que encerraria o programa da manhã foi proferida pelo investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e ex-Secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão.

Começando por referir que o ordenamento do território levanta sempre problemas éticos e políticos face aos diferentes interesses em jogo, o conferencista acentuaria a componente normativa que deve estar sempre subjacente a qualquer ordenamento do território.

Num discurso muito claro e bem sistematizado, João Ferrão abordou seis questões fundamentais sobre o tema em reflexão, concluindo que o ordenamento do território será sempre um meio e nunca um fim.

Escrita e criação – Tertúlia

Com a presença da poetisa e professora Associada da Universidade do Porto, Ana Luísa Amaral e sob moderação de Olga Soares, coordenadora do Departamento de Línguas da Escola Secundária de Arouca o programa da tarde abriu com a realização de uma tertúlia sobre “Escrita e Criação”.

Depois da declamação de um poema desta escritora feita por uma aluna, a partir da plateia e acompanhada ao piano por Hélder Antunes, Ana Luísa Amaral desenvolveria o tema “o som que os versos fazem ao abrir”, a partir de um excerto sonoro do poema “A Tempestade” de Shakespeare. Após esta entrada, a escritora abordou alguns aspectos da sua produção poética percorrendo alguns dos seus poemas, cuja leitura o público pode acompanhar através de cópias distribuídas no momento.

Esta tertúlia foi ainda enriquecida com a apresentação de algumas “Experiência D’escritas” levadas a cabo por 4 ex-alunos da Escola Secundária, já com publicações, quer no âmbito da poesia (Hélder Antunes, André Azevedo Vilar e Ana Miguel Carvalho), quer no campo da prosa (Nuno Cerca).

A criação, o homem e o território – Mesa redonda

O extenso e diversificado programa destas Jornadas terminaria com uma mesa redonda moderada por Manuel Sobrinho Simões, Professor Catedrático da Universidade do Porto e Diretor do Ipatimup.

Parafraseando uma frase do escritor Rentes de Carvalho, Sobrinho Simões começaria por dizer que “Deus começou a fazer o mundo por Arouca”, afirmando, logo de seguida, que Arouca é um sítio extraordinário e com enormes capacidades para se desenvolver um turismo científico, histórico, religioso e gastronómico.

E foi sobre Arouca que se centrou esta mesa redonda. Considerando que o Arouca Geopark veio trazer uma nova realidade ao território, potenciando novos recursos muito atrativos para chamar turistas, desta mesa redonda surgiram alguns desafios muito interessantes para ir ao encontro do desenvolvimento integrado e sustentado deste território.

Na sessão de encerramento destas Jornadas a Vice-Presidente do Agrupamento de Escolas de Arouca, prof Amélia, salientou a participação dos agentes locais, nomeadamente dos alunos dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz, agradecendo também a todos os alunos dos cursos profissionais que deram o seu apoio logístico a estas jornadas.

Manuel Brandão Alves salientou o elevado nível dos conferencistas e agradeceu o empenho e a disponibilidade das entidades organizadoras, bem como a participação dos agentes locais.

Finalmente, Margarida Belém, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Arouca, destacou o papel das escolas do território, bem como das diversas instituições, referindo que todos têm um papel importante no desenvolvimento inclusivo de Arouca.

Considerando que alguns dos participantes neste evento era constituído por docentes do Agrupamento de Escolas de Arouca, o Centro de Formação de Professores AVCOA quis também associar-se a estas Jornadas prontificando-se a certificar a presença de todos aqueles docentes que nelas participaram.

Refira-se, como nota final, a elaboração de uma publicação em formato de agenda, entregue a todos os participantes, contendo o percurso académico e científico de todos os intervenientes nestas III Jornadas de Ciência em Arouca, bem como uma síntese das diversas conferências apresentadas.

Texto de José Cerca

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também