A Praça de S. Pedro, na freguesia de S. Pedro de Castelões, acolheu de 2 a 5 de novembro, a décima segunda edição da Feira da Castanha. O evento, organizado pela Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões em parceira com a Câmara Municipal de Vale de Cambra, tem vindo a afirmar-se cada vez mais, sendo já um dos principais eventos do panorama valecambrense.
“A Feira da Castanha tem tido um crescimento exponencial, permitindo levar longe o nome de S. Pedro de Castelões”, afirmou Sérgio Soares, presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, na cerimónia de abertura da Feira da Castanha, realizada no passado dia 3 de novembro.
José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, também marcou presença na cerimónia, realizada no salão nobre da junta de freguesia, onde falou sobre o compromisso assumido pela Associação Florestal do Entre Douro e Vouga, Direção Regional de Agricultura e Pescas e Câmara Municipal, no sentido de ir “incentivando cada vez mais a plantação de castanheiros”. “É muito interessante nós fazermos uma feira em que o tema principal é a castanha, mas temos de ter castanha para vender, não podemos fazer uma feira virtual da castanha sem castanha, e acho que esse passo tem de ser dado”, afirmou José Pinheiro, aproveitando para parabenizar a junta de freguesia de S. Pedro de Castelões e a população da freguesia “que tem participado cada vez mais na realização do evento, que tem vindo a crescer ano após ano e a trazer mais gente a S. Pedro de Castelões”.
Miguel Paiva, presidente da Assembleia Municipal, também não poupou elogios ao evento e ao produto chave: a castanha. “Faz todo o sentido ser realizada aqui [Feira da Castanha] por três razões: primeiro porque S. Pedro de Castelões já produz uma quantidade considerável de castanhas; depois porque a castanha acabará por trazer, a médio prazo, um retorno interessante aos produtores, e, por fim, porque a castanha de S. Pedro de Castelões é de grande qualidade”, explicou.
No final da cerimónia foi também aberta a exposição fotográfica ‘Ligações e Factos Monásticos’, de Francisco Marques, que esteve presente e explicou ao público o significado do seu trabalho.
Quatro dias de atividades e animação
Apesar da cerimónia de abertura ter acontecido no dia 3 de novembro, a 12ª edição da Feira da Castanha de S. Pedro de Castelões teve início no dia 2, com a conferência ‘O Castanheiro na economia local’.
Na sexta-feira, dia 3, o dia começou com o Magusto Infantil, realizado na Praça de S. Pedro, com as crianças que frequentam as escolas da Vila de S. Pedro de Castelões. Durante a tarde, o Baile do Ouriço animou os seniores da freguesia e, já de noite, as demonstrações de Jump e Zumba, da Associação Intercaima e Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões, respetivamente, meteram o público a mexer. A noite terminou com a atuação do grupo ‘Terra Velhinha’ com o ‘Fado Maroto e coisas giras’.
No sábado, dia 4, o Free Trail e a Caminhada da Castanha revelaram-se um sucesso, quer ao nível do número de inscrições, registando cerca de 800 participantes, que alegraram os lugares por onde foram passando, quer ao nível da satisfação dos mesmos, que elogiaram o percurso escolhido, as belas paisagens e a organização em geral. No mesmo dia houve ainda uma atuação da Academia de Música de Vale de Cambra, várias demonstrações de dança, tendo a noite terminado com concertinas e desgarradas.
O quarto e último dia da Feira da Castanha teve início com a 4ª Rota da Castanha em BTT, organizada pelo Intercaimabike, e com a Saída Micológica e Plantas Silvestres, guiada pelo Eng. José Pais. A atuação da Fanfarra Unida do Côvo, o Show Cooking da Chef. Clara Almeida e a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, encerraram o certame.
A venda de produtos locais, feira de artesanato e as tasquinhas foram também parte integrante durante os quatro dias de Feira.
Fotos: CMVC
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.