No passado dia 10 de dezembro, decorreu em Espiunca o primeiro “Laboratório de Natureza” organizado pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração (CLDS 3G) AroucaInclui, promovido pela ADRIMAG, em estreita parceria com a Associação Geoparque Arouca e a União de Freguesias de Canelas e Espiunca. Esta atividade, desenvolvida para os habitantes da União de Freguesias de Canelas e Espiunca, teve como principal objetivo promover a sensibilização para a preservação e valorização dos recursos naturais.
Para este efeito, a técnica da Associação Arouca Geoparque, Susana Bastos, acompanhou os participantes num trajeto que incluiu um pequeno troço dos Passadiços do Paiva, orientando a observação de algumas espécies de animais e plantas característicos daquela região, e esclarecendo a sua importância no equilíbrio daquele ecossistema. A atividade contou também com a participação da Dra. Margarida Belém, presidente da direção da ADRIMAG, que sublinhou a importância da preservação destes recursos naturais. No final do trajeto, que culminou junto ao Moinho de Espiunca, os participantes puderam ainda confraternizar e saborear um caldo tradicional, preparado com produtos da região.
Este Laboratório de Natureza foi desenvolvido no âmbito da ação “Desenvolvimento de ações de apoio técnico à auto-organização dos habitantes”, que tem como principal objetivo apoiar as populações na valorização dos recursos disponíveis na comunidade.
Goreti Brandão
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.