FC Arouca estreia-se hoje na Taça de Portugal, com uma longa e exigente deslocação a Portimão

Após a pausa para as seleções (onde os atletas Danté e Jansonas estiveram ausentes dos trabalhos do FCA, por terem ido jogar pelas suas seleções), o FC Arouca volta a entrar em campo este sábado, pelas 16h30, onde irá defrontar o Portimonense SAD. Uma deslocação longa e exigente a Portimão, em partida a contar para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal.

Este encontro, que não terá transmissão televisiva, antecede a deslocação ao Estádio da Luz, onde o FCA vai defrontar o Benfica, pelas 20h30 do próximo sábado, dia 25 de outubro.

O Portimonense SAD está no 7º lugar da Liga Portugal 2 (Segunda Liga), campeonato para o qual caiu na época 2023/24, altura em que defrontou os arouquenses pela última vez. O treinador dos Guerreiros do Sul é Tiago Fernandes, filho do saudoso Manuel Fernandes, ícone do Sporting e do futebol português. No plantel, o destaque vai para Tamble Monteiro, o goleador da equipa (6 golos em 8 jogos), que foi eleito melhor jogador de agosto e setembro da Liga Portugal 2 pelo Sindicato de Jogadores. Nota ainda para um dado em que FC Arouca e Portimonense SAD coincidem: ambas as equipas sofreram golos em todos os 8 jogos disputados esta época (contudo, ao contrário dos arouquenses, a equipa de Portimão também marcou em todos esses jogos).

O histórico de confrontos é manifestamente favorável aos arouquenses, que venceram mais de metade (55%, equivalente a 6 jogos) dos 11 duelos disputados entre si, sendo que o Portimonense venceu apenas 2 e os restantes 3 terminaram empatados. Mesmo se olharmos para os jogos disputados no Estádio Municipal de Portimão, a vantagem arouquense mantém-se (3 vitórias em 6 jogos, perante um único triunfo caseiro e 2 empates).

Vasco Seabra: “Vamos também entrar com o máximo de exigência, o máximo de compromisso para conseguirmos seguir em frente”

Na conferência de imprensa de antevisão à partida, o treinador do FC Arouca, Vasco Seabra, salientou a exigência máxima que a equipa arouquense tem de imprimir no jogo, tendo também apontado os desafios táticos do adversário. Estas foram as questões colocadas ao técnico:

  • A responsabilidade do FC Arouca num jogo como este

“A responsabilidade é máxima sempre. É o regresso à competição (depois da paragem), portanto temos de ter motivação máxima e vamos defrontar uma equipa que é de 1ª Liga. Está na 2ª Liga, mas podia estar na 1ª, tem jogadores com qualidade, um processo muito claro e identificado.  Portanto, é uma equipa muito difícil de bater, uma equipa muito combativa. Das melhores equipas da 2ª Liga e a aproximação da 2ª Liga à 1ª Liga é, como todos sabemos, muito grande. Por isso, vamos ter um adversário muito difícil, que vai querer seguir na prova, tal como nós.

Nós enfrentamos o jogo com a ambição e com a alegria máxima de que queremos seguir numa competição que é muito especial, onde todos gostam muito de competir, onde surgem novos desafios e onde surgem as eliminatórias, os jogos de emoção também muito grande. É uma deslocação difícil que nos obriga a estar na nossa máxima força, mas sabendo que vamos também entrar com o máximo de exigência, o máximo de compromisso para conseguirmos seguir em frente.”

  • Taticamente, que desafios espera?

“Uma equipa muito agressiva, tudo o que são contactos, duelos, é uma equipa que normalmente tem muita força na 1ª e na 2ª bola, porque são adversários realmente de dimensão muito grande, muito fortes fisicamente e depois, do ponto de vista técnico, também capazes.

Portanto, é uma equipa que constrói com três centrais habitualmente, vai variando depois, tem as suas alternâncias e as suas variações, seja por dentro, seja por fora, tem as suas alternâncias e variações, seja por dentro ou por fora. Tem jogadores de poderio, portanto, vai nos obrigar a estar sempre muito conectados, com uma agressividade também muito alta para conseguirmos disputar os lances e sermos nós a ficar com essa 1ª e essa 2ª bola, que são muito difíceis de ficar com a equipa do Portimonense.”

  • Possíveis mudanças no onze?

“Nós vamos enfrentar o jogo com aquele que eu sentir que é o melhor onze para a competição e o melhor onze para enfrentar o adversário. Eu confio muito no plantel, portanto, qualquer mexida que exista, ela é acautelada como é em todos os jogos do campeonato. A Taça é enfrentada como mais um jogo do campeonato, em que, neste momento, é uma competição diferente, mas a exigência e a motivação é exatamente igual. O facto de ganhar ou perder, nós nunca jogamos para perder, ou seja, jogamos sempre para ganhar. Motivar-nos é jogar, é competir.

Ganhar dá sempre um sabor especial a todos os momentos. Nós, efetivamente, a verdade é que no último jogo (Famalicão) fugiu-nos nos últimos minutos, mas fizemos um jogo muito bom, muito positivo. Queremos dar sequência a isso, àquilo que tem sido o nosso crescimento, à vitória na Madeira, ao bom momento que fizemos até ao momento da expulsão contra o Porto e depois também a nossa grande maioria do jogo contra o Famalicão. Portanto, é uma sequência já boa de sensações muito positivas que a equipa tem dado. Acreditamos todos muito no processo, naquilo que estamos a fazer, por isso vamos com essa motivação e ambição.”

  • Ausências confirmadas para o encontro e como se encontra o David Simão, na sequência da saída por lesão no último jogo

“Temos o Mateo Flores e o Jose Fontán de fora, e depois temos o David em dúvida. Ainda teve algumas queixas na semana passada também, foi uma pancada mais forte do que aquilo que se esperava, mas estamos aqui na dúvida ainda. Portanto, só até à hora do jogo, vamos ver como evolui também.”

Os onzes possíveis de Portimonense SAD e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: Portimonense SAD

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também