O empresário e piloto arouquense Jorge Brandão, de 46 anos, faleceu esta sexta-feira, 17 de outubro, na sequência de um acidente durante a quinta e última etapa do Rallye du Maroc, na zona de Erfoud, em Marrocos.
De acordo com a organização da prova, o acidente ocorreu ao quilómetro 214, nas dunas do percurso – um circuito com partida e chegada em Erfoud –, e terá acontecido a apenas dois quilómetros da meta. O piloto, que competia na classe Rally2 em moto, foi prontamente assistido por uma equipa médica transportada num helicóptero de emergência e levado para o hospital de Erfoud, onde acabaria por não resistir aos ferimentos, tendo o óbito sido declarado às 13h55 locais.
Em comunicado, a organização do Rallye du Maroc lamentou profundamente o sucedido e expressou “as mais sinceras condolências à família e aos entes queridos do piloto português”.
Natural de Arouca, Jorge Brandão era um nome conhecido entre os amantes do todo-o-terreno, tanto pela sua ligação empresarial como pela paixão pelo desporto motorizado. Estreou-se no Rali Dakar em 2025, como co-piloto do espanhol Carlos Vento num buggy da categoria T3, e preparava já o regresso à mítica prova em 2026 – desta vez a solo, em moto.
Como parte dessa preparação, havia participado em várias competições internacionais, entre elas a Baja Aragón, o Rally Raid de Portugal e, agora, o Rallye du Maroc, onde viria tragicamente a perder a vida.
Foto: Instagram Jorge Brandão
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.