Nos dias 26 e 28 de setembro, a antiga Fábrica Martins & Rebello, em Vale de Cambra, tornou-se um verdadeiro porto de partida e chegada para a população. O espetáculo “Palcos do Mundo – Fábrica”, uma criação do Teatro do Bolhão, integra o projeto “Nós – Palcos do Mundo”, promovido pela ADRIMAG em parceria com o Teatro do Bolhão e os municípios de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra e conta com financiamento da Portugal Inovação Social, Portugal 2030 e da União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030.
Entre canto, circo, teatro, dança e vídeo, este espetáculo convidou o público a refletir sobre variados temas. “A terra nova não é só geografia, é promessa de vida possível, de comunidade reinventada, onde as vozes se juntam e dizem que o futuro não está escrito em fronteiras, mas em encontros. Talvez seja disso que se trata, afinal, este espetáculo: de recordar que sempre estivemos a caminho, e que a esperança, quando partilhada, sabe sempre regressar”, destacou o Município.
O projeto “Nós – Palcos do Mundo” utiliza as artes performativas como ferramenta de inclusão da comunidade migrante dos concelhos envolvidos. Este regresso da companhia ao espaço da Martins & Rebello, após o sucesso de “A Fábrica – Memórias e Sonhos” em 2022, voltou a mobilizar a comunidade em torno da memória industrial e da construção de pontes entre culturas.
Foto: Município de Vale de Cambra
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.