“Mamã, podes escrever um livro a contar a minha história?” Foi este pedido do pequeno Henrique, portador de uma doença rara, feito à sua mãe, que deu origem a este livro escrito pela arouquense Alice Ramos e que foi apresentado no dia 2 de agosto na Biblioteca D.Domingos de Pinho Brandão.
Trata-se de uma história real, cheia de emoção e perpassada por momentos de incertezas, receios, preocupações e angústias, mas também marcada por momentos de persistência, de confiança, de estímulo e de muita força de vontade do pequeno Henrique, personagem real e central desta narrativa.
Pela primeira vez a apresentação de um livro contou com a presença das personagens principais, neste caso o pequeno Henrique e o seu irmão Afonso, acompanhados de sua mãe, Alice Ramos, a autora desta publicação, com excelente apresentação gráfica e belas ilustrações de Flávia Medeiros.
Na mesa da sessão de apresentação, além das personagens principais, estiveram os pais, a avó Júlia do Henrique que fez a apresentação do livro, bem como a Vice- Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Drª Cláudia Oliveira que se congratulou com mais uma publicação de autores arouquenses.
Durante a sessão de apresentação foi projetado um pequeno vídeo sobre a história de coragem, de inclusão e de força de vontade do pequeno Henrique. Possuidor de uma doença rara que o impedia de caminhar, a história do pequeno Henrique prende a atenção do leitor ao longo da narrativa do seu breve percurso de vida, quer na Ilha das Flores, onde nasceu (Açores), quer no Continente, onde passou longos períodos de tratamento.
Além do acompanhamento dos pais, familiares e amigos juntou-se ao seu percurso de vida o irmão Afonso que viria a desempenhar um papel importante de estímulo, de motivação e de inspiração para os sucessivos progressos e para as pequenas grandes vitórias que o pequeno Henrique ia conquistando no seu dia a dia, com o apoio desvelado dos pais e sempre sob a tutela inspiradora da pequena estrelinha Matias que passou a brilhar no céu a partir do difícil processo de fertilidade pelo qual os seus pais tiveram de passar até à chegada tão esperada do Henrique.
Sendo esta uma história real e de grande exposição familiar, ela deixará, contudo, de ser pessoal para passar a ser dos leitores, a partir do momento em que é editada e passa para o domínio público, transformando-se assim num emotivo testemunho de vida que poderá ajudar outras famílias a enfrentarem situações de superação de dificuldades e de confronto com desafios imprevisíveis como os que o pequeno Henrique teve de enfrentar, sempre apoiado pela sua corajosa família.
Situações de confronto com a incerteza angustiante e com o desconhecido perturbador vividos nesta historia real poderão ser um estímulo motivador e inspirador para outros pais que tenham que passar por idênticas situações de superação como as que acompanharam o pequeno Henrique. “Mas esta história não acaba aqui. Continua.” Por isso, os leitores ficarão à espera da sua continuação para continuarem a acompanhar a caminhada de coragem, de determinação e de persistência do pequeno Henrique e do estímulo motivador do seu irmão Afonso.
José Cerca
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.