No passado fim de semana, o evento “Arouca – História de um Mosteiro: Recriação Histórica 2025” voltou a fazer o centro da vila viajar no tempo, vestindo-se a rigor para recriar o quotidiano da comunidade religiosa do Mosteiro de Arouca e o modo como esta, em clausura, se relacionava com o povo.
O evento teve início na sexta-feira, 18 de julho, pelas 20h30, com a abertura mercado oitocentista e tabernas, seguindo-se o anúncio dos dias de festa pelo pregoeiro e os seus amigos e o tradicional cortejo histórico. No sábado, as atenções recaíram na representação do emblemático incêndio no Mosteiro de Arouca. O encerramento aconteceu no domingo, pelas 19h45, finalizando da melhor maneira os três dias da Recriação Histórica.
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, destacou o valor cultural, mas também simbólico da iniciativa. “Este é um evento com uma riqueza incalculável, porque é da nossa história que se fala aqui. Realça aquilo que de mais precioso Arouca tem, que é este espírito coletivo e esta identidade de um povo”.
Visivelmente emocionada, terminou a agradecer a todos aqueles que tornaram possível esta realização: “é impressionante a quantidade de figurantes, de pessoas que estiveram por detrás deste evento e que vivenciaram e fizeram-nos também viver e sentir a nossa história. Temos de estar muito orgulhosos, porque este evento é feito com equipas e são eles que pensam e executam.”
Fotos: Carlos Pinho
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.