Entre 1536 e 1821 funcionou em Portugal o Tribunal do Santo Ofício, vulgo Inquisição, ocupando-se do combate àquilo que ao tempo era considerado heresia. Entre os processos da Inquisição de Coimbra (1) e os da Inquisição de Lisboa (1), encontram-se dois em que os acusados eram naturais ou residentes no actual concelho de Castelo de Paiva. É quanto consta no espaço de quase três séculos.
De há alguns anos a esta parte estes processos ficaram disponíveis para consulta, em formato digital, no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), conforme as cotas que aqui se indicam. Para além disso foram disponibilizados online, no site “Genealogia FB” 1 , índices úteis que facilitam as pesquisas a este respeito. Trata-se de bons exemplos locais da actividade da Inquisição, para referência em contexto escolar, e igualmente com interesse genealógico.
Segue-se a lista dos processos em que os acusados eram naturais ou residentes no actual concelho de Castelo de Paiva, com a indicação das cotas (ou código de referência) do ANTT, data, nome do acusado, estatuto social, idade, crime de que foi acusado, profissão, naturalidade, residência, nomes dos pais, estado civil, nome do cônjuge e o resultado do processo.
INQUISIÇÃO DE COIMBRA
1 – Processo de Gabriel de Oliveira (24.4.1655), [cristão-velho] de ca. 55 anos, lavrador, acusado de blasfémia. Natural e residente na freguesia de Santa Maria de Sobrado. Apresentado em 24.4.1655. Outros Dados: R.C.; ouvido, foi-lhe passado, no mesmo dia, termo de ida; mais tarde, foi repreendido; o processo não tem genealogia.
Código de referência – PT/TT/TSO-IC/025/04044.
INQUISIÇÃO DE LISBOA
1 – Processo de Luís Rodrigues (10.7.1593), cristão-velho de 45 anos, lavrador, acusado de proposições heréticas. Natural de Castelo de Paiva. Filho de Luís Fernandes, Sapateiro, e Filipa Rodrigues, casado com Joana da Silveira. Sentenciado a auto-da-fé privado em 14.7.1593, obrigado a abjuração de leve, pagamento de vinte cruzados para as despesas do santo Ofício, pagamento de custas. A sentença foi publicada em 17.7.1593. O processo decorreu na casa da morada de Heitor Furtado de Mendonça, visitador do Santo Ofício da cidade de Salvador, da capitania da Baía de Todos os Santos.
Código de referência – PT/TT/TSO-IL/028/11034.
1 Genealogia FB – https://genealogiafb.blogspot.com/.
Marco Pereira
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.