Município de Arouca premiado nas áreas da Ação Social, Cultura, Desporto e Turismo

O Município de Arouca foi reconhecido com quatro distinções na 2.ª edição dos Prémios de Excelência Autárquica, promovidos pelo Observatório da Cidade Social, e que têm como objetivo identificar e dar visibilidade a boas práticas implementadas pelas autarquias de todo o país. Estes prémios foram entregues no dia 17 de junho, no III Congresso da Cidade Social, que decorreu em Vila Nova de Poiares e onde estiveram reunidos representantes de 200 autarquias.

Deste modo, Arouca destacou-se entre as mais de 400 candidaturas a nível nacional, alcançando prémios nas áreas da Ação Social, Cultura, Desporto e Turismo.

As quatro distinções atribuídas:

  • Boa Prática de Excelência Autárquica – Ação Social: “Campo de Férias Inclusivo”: Iniciativa que assegura gratuitamente o acesso de crianças e jovens com deficiência a experiências de lazer, socialização e desenvolvimento pessoal, num ambiente seguro, adaptado e inclusivo.
  • Boa Prática de Excelência Autárquica – Cultura: “Dar + Vida à Aldeia”: Projeto que leva o teatro comunitário e o cinema itinerante às 16 freguesias do concelho. Envolve, assim, os habitantes na recolha e interpretação de memórias, valorizando o património imaterial e promovendo a cultura como ferramenta de coesão e revitalização comunitária.
  • Boa Prática de Excelência Autárquica – Desporto: “Arouca Rafting Summit”: Evento anual que promove o desporto de natureza, com destaque para o rafting em águas bravas no rio Paiva. Combina atividades inclusivas, formação técnica e sensibilização ambiental, gerando impacto a nível desportivo, económico e turístico.
  • Boa Prática de Excelência Autárquica – Turismo: “Arouca – História de um Mosteiro”: Evento anual, de participação voluntária e gratuita, que mobiliza centenas de pessoas de todas as idades e freguesias. É já um símbolo de identidade e pertença para os arouquenses, com um forte impacto na projeção turística e na economia local.

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, evidenciou a importância desta valorização: “As distinções agora atribuídas reforçam o reconhecimento externo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho, mantendo Arouca no mapa nacional das boas práticas autárquicas e evidenciando a aposta clara do Município numa intervenção de proximidade, criativa e centrada nas pessoas”.

Foto: Município de Arouca

sobre o autor
Sofia Brandão
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também